Conheça Bruges
Bruges é pequena cidade situada na Província de Flanders na região Flandres na Bélgica fica a menos de uma hora de Bruxelas de trem. A cidade é famosa pelos seus canais, que a atravessam e a rodeiam a cidade, e pelas suas casas de tijolo e pedra.
Primeiramente a cidade de Bruges foi fundada no século IX e rapidamente se tornou um importante centro comercial e industrial. No século XII, a cidade já era conhecida por sua produção de tecidos e linho. Além disso aprosperidade da cidade continuou até o século XVI, quando ela sofreu com a Guerra dos Países Baixos. Após a guerra, Brugges perdeu o seu estatuto de cidade comercial importante e caiu em declínio.
No entanto, nos últimos anos, a cidade tem sido restaurada e hoje é um popular destino turístico. Atualmente é um dos destinos turísticos mais populares da Bélgica e atrai visitantes de todo o mundo. Com isso faz parte do Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco
Neste artigo vamos explorar os principais pontos turísticos de Bruges, incluindo os seus canais, as suas casas medievais e as suas igrejas góticas.
Um pouco sobre a História de Bruges
A história de Bruges remonta ao século IX, época em que foi fundada pelos Flandres. De fato, acredita-se que o nome Bruges (Brugge) deriva da antiga palavra escandinava ‘Brygga’, que significa ‘porto’ ou ‘lugar de atracação’.
Primeiramente as incursões vikings do século IX levaram o conde Balduíno I de Flandres a reforçar as fortificações romanas; o comércio logo foi retomado com a Inglaterra e a Escandinávia. No entanto primeiras habitações medievais começam nos séculos IX e X no terreno de Burgh, provavelmente com um assentamento fortificado e uma igreja.
Bruges teve ascensão, queda e ascensão novamente. Em contrapartida no século 12, ganhou status de cidade, mas logo depois o Zwin começou a assorear.
Sendo assim os comerciantes de todo o mundo continuaram a afluir à cidade para vender seus produtos e comprar tecidos flamengos, produzidos em várias cidades, incluindo a vizinha Ghent.
Contudo no século XIV, Bruges tornou-se o armazém das cidades hanseáticas do norte da Europa. Sendo assim vários países, como Itália, Alemãnha e Espanha, tinham representação própria em Bruges, tornando-se um verdadeiro centro europeu onde se encontravam produtos exóticos.
Entretanto após o século XV Bruges começou a declinar, quando o maior porto de Antuérpia passou a dominar e a indústria de tecidos entrou em declínio.
Ainda assim a arte e a arquitetura continuaram a florescer, no entanto, com a construção de esplêndidos edifícios e igrejas do gótico tardio, e a escola de pintura flamenga produzindo grandes obras.
Posteriormente, no século XVI, Bruges já não detinha qualquer grande poder e em meados de 1800, Bruges era a cidade mais pobre da Bélgica. Por outro lado no século XX, trouxe uma nova vida, quando a cidade se tornou um destino turístico internacional e a herança medieval, Bruges se tornou uma nova fonte de riqueza para a ‘Veneza do Norte’.
O que fazer em Bruges?
Bruges oferece aos visitantes uma variedade de atividades e pontos turísticos. A cidade é especialmente conhecida pelas variedade de atrações. Vamos ver as principais delas:
Grôte Markt Square, Bruges
A Praça do Mercado é a maior de Bruges e tem sido usada como mercado desde 958 e abriga um mercado semanal desde 985.
Ademais a Praça do Mercado abriga o Campanário, o marco mais admirado de Bruges. O icônico Campanário chamado Belfort foi construído no século 13 e apresenta um carrilhão com 48 sinos. O prédio possui 366 degraus, dele e possível apreciar uma vista deslumbrante da cidade. Este campanário medieval ornamentado é a atração mais marcante da Praça do Mercado. O ingrsso custa 10 euros.
Cranenburg House também está localizado na praça. O imperador Maximiliano da Áustria foi preso na Casa Cranenburg em 1488. A Casa Bouckhoute, do século XV, é a casa mais antiga da praça. Sendo assim os visitantes também podem conferir o Historium, uma atração imersiva que leva os visitantes de volta ao século XV, custa 8 euros a entrada. E o Museu Galeria Salvador Dali em homenagem ao pintor, 10 euros a entrada.
O Dia do Mercado é realizado às quartas-feiras ao passo que os visitantes podem comprar frutas frescas, legumes, carne e queijo. As barracas também vendem flores frescas. Se você já está com fome enquanto faz compras no mercado, os vendedores têm lanches quentes e frios disponíveis. Assim como os vendedores também vendem itens tradicionais e artesanato.
Há duas estátuas impressionantes no centro da praça. As estátuas representam Jan Breydel e Pieter de Coninck, que lutaram contra os franceses no século XIV.
Dica, visite a Praça do Mercado ao anoitecer também pois o cenario muda completamente e fica lindissimo com a iluminação, especialmente se você for em época de natal.
Rozenhoedkaai (cais do Rosário)
Inegavelmente Rozenhoedkaai é uma das melhores coisas para fazer em Bruges apenas pelas vistas! É uma área tão impressionante da cidade e um lugar que você não vai querer perder. No entanto Rozenhoedkaai está centrado em torno de onde os canais Groenerei e Dijver se encontram, tornando-se um local perfeito para ver com os edifícios góticos que o cercam.
Muitos passeios de barco começam nessa área, então é um ótimo ponto de partida para ver Bruges pelos canais. Para facilitar, reserve este passeio de barco e a pé por Bruges. Apenas certifique-se de reservar ingressos antes de chegar à cidade.
Brurg
A cidade de Bruges tem algumas praças, outra que merece sua visita é a Brurg. Nela você encontra prédios belíssimos,incluindo o da prefeitura, chamado de Stadhuis.
Basílica of the Holy Blood
Nessa mesma praça, também fica localizada a Basílica do Sangue Sagrado, uma das menores basílicas do mundo. Foi construída no século XII, nela existe um relicário que dizem ter sido trazido da Terra Santa, contendo o sangue de Jesus Cristo. Contudo essa basílica, católica romana tem sua entrada gratuíta, e o ingresso para o museu que conto a história dessa Basílica custa 2,50 euros.
Memling in Sint-Jan
A princípio Memling era um prédio de um antigo hospital de Bruges do século XI. Atualmente virou um museu com exposições de galeria de arte, onde acontecem varios eventos durante o ano inteiro.
O Sint-Janshospitaal possui seis obras-primas do artista primitivo flamengo Hans Memling e muitos objetos de arte aplicada, bem como móveis, instrumentos médicos, relicários, documentos de arquivo e potes de boticário refletem 800 anos de cuidado. É edifícios hospitalares preservados mais antigos da Europa.
O museu mostra mais sobre a vida hospitalar no passado. Sobretudo móveis, pinturas, esculturas, talheres e estanhos são as testemunhas silenciosas do cuidado de corpos e almas que se deu neste hospital ao longo dos séculos. Sendo assim o antigo boticário e o jardim de ervas também merecem uma visita. O ingresso custa 12 euros.
Church of Our Lady Brugge
Saindo do Memling voce vai avistar a Igreja de Nossa Senhora famosa por ter uma escultura de Michelangelo, “A Madonna com Criança”, datada de 1504.
Sua construção remonta aos seculos XIII, XIV e XV, tendo um pinaculo com 116 metros de altura, sendo assim a construcao mais lata da cidade. Entrada gratuíta.
Windmill Sint-Janshuismmill
O moinho de vento Sint-Janshuismmill foi construído em 1770, o mais antigo moinho de vento de da cidade. Ainda moe farinha até hoje, e é o único moinho de vento em Bruges que está aberto ao público com um museu dentro. Contudo é o único moinho em Bruges em sua posição original. O ingresso custa 10 euros.
Fatos Interessantes sobre Bruges
1. Famosa por fazer rendas
Bruges fábrica algumas das rendas mais luxuosas do mundo. Conheça uma das lojas de renda espalhadas pela cidade para comprar uma lembrança de renda, visite também o Lace Center, para entender mais sobre a história da renda em Bruges.
2.Tem um bar dedicado a batata
O Potato Bar, tem um menu recheado de pratos com batatas, este lugar definitivamente vale a pena experimentar.
3. Bruges é um cidade assombrada
Recomento de faça um free walking tour para ouvir sobre as lendas fantasmagóricas de Bruges, tem muitas historias e lendas que rondam a cidade. Vale a pena conferir.
4. Mais de 80 pontes em Bruges
Bruges pode ser pequena, mas tem mais de 80 pontes que facilitam a navegação na cidade e a passagem de um lado para o outro dos canais. Por causa da grande quantidade de canais e pontes, Bruges é conhecida como “Veneza do Norte”.
5. Dizem que a estrada de Bruges é visível da Lua
O sistema de superestradas da Bélgica, que se estende até Bruges, é a única estrutura feita pelo homem na Terra que você pode ver da lua.
6. A maioria dos estabelecimentos fecham aos domingos
Se você estiver visitando Bruges, tente evitar os domingos, pois quase tudo está fechado.
7. Cerveja especial de Bruges
De Halve Maan é uma cervejaria do século XVI, de propriedade da mesma família desde 1856 e é sem dúvida um dos melhores tours de cerveja belga que você encontrará em Bruges.
8. Baleia azul feita de lixo
Em frente à estátua de Jan Van Eyck, você verá uma enorme baleia azul saindo do canal, com 4 andares de altura. É um lembrete das 150.000.000 toneladas de resíduos plásticos em nossos oceanos.
Aproveite sua viagem
Finalizando esse artigo, espero ter te despertado curiosidade para visitar essa cidadezinha tão charmosa, ou te inspirado para montar o seu roteiro.
Entretanto a cidade com certeza, a pesar de pequena tem muitas atrações, e e o tipo de lugar aconchegante que voce pode fazer todos esses passeios a pe, e sem pressa.
Pode ser visitada em qualquer epoca do ano, sempre esta lotada, entao lembre de comprar ou fazer suas reservas antes de chegar na cidade.
Em suma independente do clima a cidade sempre será bela, mas claro que recomendo a sua visita no outono, quando a paisagem ganha ainda mais destaque.
Leia também: O que fazer em Edimburgo.
Nos siga no Instagram.