Halloween: conheça sua verdadeira história

Conheca a Historia do Halloween

Conheça a história do Halloween, ela é longa e complexa, mas vamos tentar resumir.

Primeiramente quando pensamos em Halloween (ou dias das bruxas), logo nos vem à mente a tradicional festa americana, com seus trajes assustadores, doces e guloseimas. Mas você sabe de onde veio o Halloween e sua história?

A origem das festas e celerbrações são celtas, mas existem várias teorias e lendas, acredita-se que ela esteja ligada ao festival celta de Samhain.

Com o passar dos tempos, o Halloween foi se transformando e ganhando novas formas, até chegar ao que conhecemos hoje, algo bem comercial eu diria.

Neste artigo, vamos contar um pouco da história do Halloween e como ele se transformou em uma das festas mais populares do mundo.

Conheça a história por trás do Halloween

Inicialmente a origem da palavra “Halloween” deriva do termo em inglês “All Hallows’ Eve”, que significa “noite de Todos os Santos”. A celebração de Halloween é uma mistura de tradições celtas e christãs, comuns na Europa e especialmente na Irlanda.

Apesar de o Halloween ter sido importado para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, a festa ainda é muito popular na Irlanda e é comemorada por todas as idades.

A história do Halloween na Irlanda é antiga e está intimamente ligada às tradições celtas. Originando-se do calendário pastoral, a celebração do Samhain antecederam a chegada dos Celtas na Irlanda há 2,500 anos atrás.

Contudo foi no morro de Ward no Condado de Meath, Irlanda, onde ficava o local sagrado do festival de fogo do Samhain, e, isso acontece até hoje. Grupos se reunem no local para o Halloween que funciona como um ‘revival’ do Samhain hoje em dia.

Foi o historiador Geoffrey Keating, irlandês do século XVII, quem escreveu em seu trabalho, The History of Ireland, sobre a festa de Samhain, o precursor pré-cristão do Halloween, e o grande fogo na colina em Meath.

Sobretudo os sacerdotes Celtas, Druidas,  fariam uma fogueira, onde os ossos dos animais sacrificados seriam jogados para a”fogueira de ossos” que acabou dando origem ao termo “Bonfire”.

Com isso o Bonfire Night, ou Bonna Night, como é conhecida em Cork, é celebrada no dia 23 de junho. Envolve muitas comunidades queimando fogueiras durante à noite. A tradição é uma antiga celebração celta pagã para homenagear a deusa Aine.

Com o passar dos séculos, arqueólogos encontraram evidências de queima intensa  em  Tlachtga a Colina de Wardno local que remonta a 500 dC.

Poderia ser aqui que a primeira fogueira de Halloween foi acesa?

Acredito que ainda há muitos mistérios que acobertam o festival de Samhain.

Halloween na Mitologia Celta, Samhain

 
mitologia celta

Segundo a mitologia celta o Samhain era também considerado uma época de prosperidade, onde uma das praticas Druida de adivinhamento era muito praticada nessa data. Sendo que a conexão com o mundo espiritual era mais forte do que o comum. 

De acordo com a mitologia o mundo dos espíritos Celta é descrito como existente em paralelo, ao contrário de ser algo totalmente separado do mundo humano. No dia de Samhain, esses reinos convergiam, e a passagem entre eles era facilitada.

Contudo o Samhain não somente simbolizava a mudança de verão para inverno, mas também representava um período transitório entre as duas estações. Por isso se tornava atemporal, não pertencendo a nenhum dos dois.

Sendo assim o reino dos humanos não mais se prendia às leis do mundo físico, e talvez por essa razão, imagina-se que o Samhain também era um período de paz. Não era a hora de rixas humanas com o reino espiritual tão próximo.

Calendário Celta

Existem quatro datas festivas principais no calendario celta, que são as mais importantes, sendo um deles o Samhain e os outros três:

  • Imbolc de 1 a 2 de fevereiro – O Imbolc é ainda hoje celebrado pelos pagãos e pela Wicca, está associada à deusa celta Brigid membro do Tuatha Dé Danann da mitologia celta, a deusa com três faces. Ela é a deusa associado à sabedoria, poesia, cura, proteção, ferraria e animais domesticados. Segundo a mitologia possuia a Chama eterna, e o fogo teria o poder de curar, de transformar, limpar e afastar aquilo que é negativo.
  • Beltane de 1-2 de maio – É reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, que originalmente marcava o início do verão. É celebrado a 1 de Maiono hemisfério norte, e 31 de outubro no hemisfério sul. É um festival que celebrava a fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos.
  • Lughnasadh de 1-2 de agosto – Também conhecido como Lammas, é um dia sagrado no paganismo, tendo origem principalmente celta. Celebrado no priemiro dia de fevereiro no hemisfério sul e no dia primeiro de agosto no hemisfério norte. E a celebração da primeira colheita e o do pão.

Samhain: 7 fatos sobre o Halloween e suas raízes celtas

 
Halloween

Ao longo dos anos, a popularidade do Halloween cresceu exponencialmente. Ele gerou uma indústria multibilionária que inclui filmes, fantasias, doces ou travessuras e atrações assombradas, mas poucos de seus celebrantes apaixonados entendem a origem antiga do feriado.

1 –  Primordialmente os celtas acreditavam que o uso de fantasias, também chamado de mumming ou guising servia para se misturar com espíritos. Pensava-se que, ao se fantasiar, alguém enganaria os espíritos fazendo-os pensar que você era um deles e, portanto, estaria protegido.

2 – O festival Samhain além de ser comemorado na Irlanda, também é comemorado na Escócia como Samhainn ou Samhuinn e na Ilha de Man como Sauin. No País de Gales, em Kalan Gwav na Cornualha e Kalan Goañv na Bretanha. Contudo alguns lugares na Irlanda, como o Dumha na nGiall na Colina de Tara e Cairn L em Slieve na Calliagh, foram construídos para capturar especificamente o nascer do sol em Samhain.

3 – Acreditava-se que durante o Samhain e o Beltane, as barreiras entre o mundo dos vivos e a terra dos espíritos eram mais fracas. Isso permitiu que os mortos atravessassem facilmente e habitassem a terra dos vivos por um período de tempo. Além disso os celtas preparavam grandes refeições, mantinham as portas abertas e deixavam lugares vazios à mesa para que os ancestrais mortos pudessem visitar e conversar com seus parentes vivos.

4 – Indiscutivelmente o mais famoso dos símbolos do Halloween, é o Jack O’Lantern tem suas raízes na Irlanda e em outras partes da Europa. Enquanto as abóboras são usadas hoje, nabos e outras frutas também foram usadas no passado. Um conto irlandês em particular fala de Stingy Jack, um ferreiro, que engana Satanás para que ele suba em uma macieira. Uma vez que o Diabo chega ao topo, Stingy Jack coloca e esculpe cruzes na árvore prendendo Satanás no topo. Jack só libertará Satanás com a promessa de nunca levar sua alma. Devido aos seus pecados terrenos, Jack não pôde entrar no céu e por causa de seu acordo com o Diabo ele também não pôde ir para o inferno. Ele está, portanto, destinado a vagar pela Terra.

5- Como muitas celebrações antigas, Celtas e outras, o fogo desempenhou um papel proeminente. Para simbolizar o final do ano, os incêndios domésticos foram extintos. Com isso as cinzas desses incêndios eram usadas para revestir a pele como meio de proteção. Fogueiras comunitárias foram construídas como parte das festividades do Samhain. Foi a partir desses fogos que as lareiras pessoais foram reacendidas para o Ano Novo.

6 – Embora haja alguma indicação de reconhecimento de All Hollow’s Eve por alguns dos primeiros colonos anglicanos e católicos, não é até o êxodo em massa da Irlanda como resultado da Grande Fome que o Halloween e sua origem Samhain são introduzidos em uma grande escala nas Américas.

7 –  E finalmente o popular símbolo do gato preto obsidiano que traz má sorte vem da noção medieval de que as bruxas tinham a capacidade de mudar de forma. Acreditava-se que uma transformação popular era a de um gato preto. A superstição associada a isso foi transportada para o simbolismo do Halloween.

Halloween nos dias de hoje

Atualmente, o Halloween é uma data mundialmente conhecidade e celebrada, seja com filmes na tv e nos cinemas, com festas a fantasia, eventos.

A primeira referência americana ao “trick or treat” apareceu em um jornal de Alberta, no Canadá, em 1927. Foi trazida para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses. No entanto, a tradição não se espalhou para os Estados Unidos até meados da década de 1930. A popularidade do “trick or treat” cresceu rapidamente nos anos 1940 e 1950, e hoje é uma das principais atrações do Halloween.

Atualmente na Irlanda as crianças aprendem na escola sobre a história e origem do Halloween. Algumas escolas incentivam as crianças a confeccionarem sua própria fantasia e depois saem à noite para pedir doces nas casas decoradas com abóboras e os mais diversos temas.

Dessa forma a tradição segue acontecendo sem cair no esquecimento, porém se modificando e se adaptando com a realidade atual.

Muitos eventos e festas temáticas acontecem durante a última semana de outubro. Inclusive os festivais Samhain.

Existe até uma competição pra quem tem a melhor fantasia, bem como premiações pra quem conseguir criar a decoração mais criativa na faixada de sua casa.

Se você tiver a oportunidade de visitar a Irlanda na época do Halloween, não deixe de participar das diversas atividades e festas temáticas que são realizadas em todo o país.

Finalizando espero que tenham gostado desse artigo sobre a história do halloween e suas origens. 

Nos siga no Instagram.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.