Curiosidades sobre a Croácia

No artigo de hoje vamos falar sobre algumas curiosidades sobre a Croácia.

A primeira vista a Croácia surpreende os visitantes e turistas com sua beleza única, especialmente suas charmosas cidades costeiras e paisagens de tirar o fôlego. Sobretudo, além dessas maravilhas, existem algumas curiosidades sobre a Croácia que muitas vezes passam despercebidas.

1. Kuna a moeda croata tem o nome de um roedor

Curiosidades sobre a Croácia

Sim, você leu certo. O dinheiro croata é chamado de kuna e a moeda Lipa. Kuna também é a palavra para marta, um animalzinho peludo parecido com um furão (adorável).

Isso por que em uma época bem remota, eles que usavam as peles de marta como unidade de valor.

2. Duvrovnik foi cenário da série GOT

Você provavelmente já deve saber que a superpopular série da HBO, Game of Thrones foi filmada na costa da Croácia em Split e Dubrovnik. 

Hoje, os fãs  e visitantes podem até visitar alguns dos locais de filmagem. Sendo assim, segue a lista de locais onde foram gravadas várias cenas da série:

  • Torre Minceta
  • Trsteno Arboretum
  • Parque Gradac
  • Pátio do Hotel Belvedere
  • Forte Lovrijenac
  • Portão de Pile
  • Parque Gradac
  • Forte Bokar
  • Lokrum

3. Biodiversidade, existem mais de 8.000 espécies de flores na Croácia

Mais de 500 são endêmicas. O mesmo vale para as espécies animais contadas em mais de 23.000 espécies! O país conta com toda essa beleza preservada graças aos seus parques naturais, que atualmente são 8.

4. Curiosidades sobre a Croácia: línguas

Os Croatas aprendem 3 línguas na escola. Na Croácia, além da sua própria língua o croata, eles também aprendem na escola a lingua inglêsa, alemã e italiana! 

Além disso cada região da Croácia possui seu próprio dialeto croata.

5.Os cães dálmatas são originários da Riviera Dálmata

Você sabia que os Dálmatas, foram “avistados” em uma pintura a óleo do século 17 em um mosteiro na Dalmácia? Acredita-se que este seja o primeiro registro do cão.

Contudo essa área à beira-mar é conhecida como costa da Dalmácia. A região ficou conhecida como “Dalmácia” desde os tempos do Império Romano. Ademais as raízes do cachorro também são profundas. De fato, existem ilustrações da raça que datam do século XVII.

6. Curiosidades sobre a Croácia: Nikola Tesla, nasceu é Croata

O inventor da corrente alternada, nasceu em 1856 na pequena vila de Smiljan, na Croácia. Graças à sua invenção, hoje em dia usamos aparelhos cotidianos como televisores, computadores e geladeiras, ou seja, quase tudo que nos cerca.

Nikola Tesla encontrou seu destino no ensino médio. Foi quando afirmou seu interesse por engenharia elétrica graças ao seu professor de física do ensino médio, Martin Sekulić. Embora seu pai quisesse que ele fosse padre, ele ficou impressionado com seu professor, que era um excelente experimentador e construtor.

Além disso Tesla estava muito animado com os experimentos de seu professor. Ele ficou especialmente intrigado com a construção na forma de uma lâmpada que girava livremente quando conectada a uma máquina estática.

Graças a Tesla, Šibenik foi a primeira cidade eletrificada do mundo. Em 28 de agosto de 1895, Šibenik se tornou a primeira cidade do mundo com um sistema de produção, transmissão e distribuição local da corrente alternada de Tesla.

Sendo assim esse sistema permitiu que Šibenik tivesse a primeira iluminação pública elétrica de corrente alternada. Foi o início da eletrificação moderna da Croácia, tudo graças a Nikola Tesla.

Ademais a corrente alternada foi produzida na Usina Hidrelétrica Jaruga. Ou seja é a primeira e mais antiga usina elétrica da Europa e a segunda do mundo. Essa usina está situada no rio Krka e sua eletricidade é produzida à partir de fontes renováveis.

7. O unico Sea Organ do mundo fica em Zadar

Mais uma que entrou para essa lista curiosidades sobre a Croácia, que achei relevante compartilhar é que a cidade de Zadar abriga o primeiro Sea Organ do mundo que cria sua música apenas pela ação do vento e das ondas.

Ao longo da Riva de Zadar, nos arredores da Cidade Velha, o Órgão do Mar se estende por mais de 70 metros no canto noroeste do calçadão. Perto da estação de balsas, você pode acessar facilmente este local caminhando da estação de balsas ou da Cidade Velha. Ou seja basta seguir os sons do oceano e você encontrará o Órgão do Mar!

Posto que foi esculpido nos degraus do passeio marítimo, 35 tubos de órgão captam os sons das ondas entrando e saindo dos buracos ocos, produzindo uma trilha sonora única e exclusiva de Zadar. 

Em síntese, os sons produzidos pelo movimento das ondas são resultado dos diferentes comprimentos e tamanhos dos tubos do órgão. Cinzelados em 7 etapas, 7 acordes de 5 tons podem ser ouvidos nesta instalação, todos mudando conforme você desce o passeio.

8. A Croácia tem a menor cidade do mundo, Hum

Embora tenha uma população de apenas 23 pessoas, a cidade de Hum na Ístria, é oficialmente uma cidade e detentora do Recorde Mundial do Guinness para a menor cidade do mundo. E por isso faz parte da nossa lista de curiosidades sobre a Croácia. No entanto foi construída no início da Idade Média, mas só foi referida pela primeira vez como cidade em 1102.

Além disso possui seu proprio prefeito e seu centro administrativo. De acordo com a historia da cidade, os gigantes viviam na Ístria, a maioria deles era boa e ajudava as pessoas em trabalhos difíceis. Para proteger seus amigos dos inimigos, os gigantes decidiram construir fortalezas no vale do rio Mirna.

Com isso os gigantes construíram cidades como Motovun ou Grožnjan. Porém quando terminaram o trabalho e instalaram pessoas nelas, viram que ainda havia rochas. Não obstante, eram insuficientes para construir outra cidade do tamanho das outras. 

Em suma eles não queriam desperdiçar tanta pedra, então construíram no topo de uma cidade montanhosa e o cercaram com uma parede grossa e o chamaram de Hum.

9. Curiosidades sobre a Croácia: A maior Trufa do mundo

A maior trufa do mundo foi encontrada na cidade de Buje, Croácia.

Descoberta por Giancarlo Zigante em 2 de novembro de 1999, perto de Buje. Tinha 19,5 cm de comprimento, 12,4 cm de largura e 13,5 cm de altura.

Em resumo pra quem não conhece a trufa, refere-se ao corpo de frutificação do Ascomiceto. Em outras palavras é um tipo de fungo subterrâneo, que pertence predominantemente às espécies do gênero Tuber.

Contudo as trufas são frequentemente chamadas de ‘o diamante da cozinha’ por causa de seu aroma terroso e sabor celestial. O lugar mais popular para encontrar trufas de primeira qualidade é a Croácia.

10. Rijeka tem o maior Carnaval da Croácia

Não é apenas o maior da Croácia, mas também um dos carnavais mais atraentes da Europa! Mais de 100.000 foliões testemunham o desfile principal, composto por cerca de 150 grupos com fantasias coloridas de diferentes países.

 O Carnaval em Rjieka é realizado todos os anos antes da Quaresma ou seja entre o final de janeiro e o início de março. Inaugurado em 1982, e tornou-se o maior carnaval da Croácia.

As fantasias e máscaras são elementos típicos do carnaval que podem não podem faltar. Além disso, as festividades são caracterizadas pela cerimônia Zvončari, alguns personagens que carregam grandes sinos que tocam enquanto fazem um grande tumulto nas ruas da cidade . 

Da mesma forma, os carnavais celebram elementos semelhantes ao resto do mundo; a coroação da Rainha do Carnaval , entrega da chave da cidade , jogos mecânicos, bailes, atividades esportivas e o Grande Desfile. 

No entanto, no final das festividades, realiza-se a queima do “Pust”, uma cerimônia de encerramento em que se queima tudo de mau do ano anterior.

Contudo durante a cerimônia, o “Pust” é julgado e queimado. O “Pust” é uma figura ou símbolo materializado em um boneco que representa todos os acontecimentos negativos dos últimos meses.

11. Curiosidades sobre a Croácia: segurança

A Croácia é um dos países mais seguros da Europa! 

As pessoas confiam umas nas outras e você pode sentir isso! Sendo assim a taxa de criminalidade é muito baixa. Ou seja você se sente seguro em todos os lugares e, portanto, sempre deve aplicar os regulamentos mínimos de segurança, como em qualquer outro lugar.

12. Existe uma Esfinge do Egito, em Split

Você já tocou em uma escultura com mais de 4.000 anos? Na cidade de Split e há uma Esfinge do Egito no palácio do imperador romano Diocleciano no centro, trazida do Egito. Também não pude deixar de incluir essa história na nossa lista de curiosidades sobre a Croácia. 

Contudo foi um imperador romano Diocleciano  que escolheu a ensolarada cidade de Split para a construção de seu palácio, e então decidiu que no coração da Dalmácia seria seu último local de descanso, e para isso mandou construir seu mausoléu.

Diocleciano insistiu no costume egípcio de colocar esfinges na frente dos templos e túmulos, como guardiões dos lugares sagrados. Segundo a ordem deles, eles dizem que trouxeram do Egito 12 esfinges que adornavam a fachada do palácio. 

Além da esfinge no Peristilo, seu companheiro sem cabeça, localizado em frente ao Templo de Júpiter/batistério, também é popular. Ademais os restos de outras esfinges encontradas são mantidos nos museus de Split e nas adegas de Diocleciano, como a cabeça da esfinge de granito vermelho, que foi encontrada no Palácio de Diocleciano.

13. A Croácia declarou independência em 1991

A Croácia declarou independência em 25 de junho de 1991, quando se libertou da Iugoslávia. Entretanto oficialmente ela so passou a existe mesmo desde 15 de janeiro de 1992 aos olhos da comunidade internacional. Posteriormente foi reconhecido pela FIFA em 3 de julho de 1992.

14. Curiosidades sobre a Croácia: A gravata é de origem croata!

A gravata que tendemos a usar para nos vestirmos um pouco mais chique, origina-se de soldados croatas que usavam um lenço em volta do pescoço durante a guerra dos 30 anos. Além disso existe até um dia nacional da gravata, 18 de outubro.

Finalizando esse artigo de hoje de Curiosidades sobre a Croácia, espero que tenham gostado da nossa lista de curiosidades, e de conhecer um pouco mais sobre esse país, que não é tão explorado ainda pelos brasileiros.

Nos acompanhe no facebook.

Leia tambem: Veneza, a cidade dos canais e das gondôlas.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.