Intercâmbio na Irlanda: será que ainda vale a pena em 2022?

Intrcambio na Irlanda

Intercâmbio na Irlanda em 2022 , será que ainda vale a pena?

A resposta é sim!

Atulamente a Irlanda recebe todos os anos milhares de estudantes de diferentes partes do mundo, grande parte são brasileiros, isso acontece por ser um dos destinos de intercâmbio mais acessíveis.

Apesar de ser um país chuvoso e de temperatura mais baixa, a Irlanda ainda assim é atrativa.

A natureza é uma parte que chama muito a atenção, por ser bem verdinha na maior parte do ano. Não é atoa que é chamada de Ilha Esmeralda. Com mais de 400 castelos muita história, arte, cultura e música tenho certeza que você irá se encantar.

Primeiramente para fazer  intercâmbio existem duas opções: você pode contratar o serviço de uma agência, ou pode fazer tudo sozinho (sim é possivel!).

Quando fiz o meu intercâmbio em 2016, fiz a cotação com duas agências, e também fiz uma cotação de por conta própria, pesquisando na internet e entrando em contato com escolas de Dublin.

Certamente é mais trabalhoso dessa forma, porém vale a pena se você quer economizar. Nesse caso a diferença de valor era muito grande, por isso fiz o meu intercâmbio por conta própria.

Intercâmbio na Irlanda: Como Funciona?

Inicialmente você analisa as opções de cidade e escolhe uma delas, onde gostaria de fazer o intercâmbio, falo um pouquinho de cada cidade nesse artigo.

O intercâmbio funciona da seguinte forma, ao comprar um curso de inglês, você terá o visto de estudande, chamado de Stamp2. 

Com esse visto você vai ter 15 horas de aulas semanais de inglês e vai poder trabalhar por 20 horas semanais.

O curso tem duração de 6 meses, sendo que você terá 2 meses de férias da escola, onde poderá trabalhar 40 horas semanais nesse período.

Sendo assim com o Stamp 2, o estudante pode renovar o visto  duas vezes, totalizando dois anos de permanencia no país.

Existe também a opção do curso de inglês de curta duração, no período de um mês.

Entretanto para essa opção o aluno terá o visto de turista, onde não tem a permissão de trabalhar.

Além disso, se você já tem um nivel de inglês avançado ou fluente, também existe a possibilidade de fazer uma faculdade na Irlanda. O visto é o mesmo, o que muda é a duração e os valores, de acordo com o curso escolhido.

Quanto custa o intercâmbio?

Custos do intercambio na irlanda

Tenha em mente que alguns valores são fixos no intercâmbio como:

  • GNIB –  É um cartão, do visto de estudante,  custa 300 euros.
  • Extrato bancário de 3 mil euros – É o valor que você vai precisa mostrar na imigração, comprovando que pode se manter por 6 meses na Irlanda. (Tenha em mente que esse valor é bem baixo pra quem mora na Irlanda, principalemente esse ano).

Partindo disso os valores que podem variar agora no intercâmbio, são:

  • Passagens aérea – Passagem de ida e volta (pois quando passar pela imigração é obrigatório mostrar o seu bilhete de volta).
  • Seguro saúde – o seguro é obrigatório,  preço varia de acordo com a cobertura.
  • Curso de Inglês – O valor do curso varia de acordo com a escola que você escolher para estudar.
  • Aluguel – O valor de aluguel varia bastante, depende muito da localidade, pesquise bastante. Você vai precisar mostrar na imigração ao chegar no país, o contrato de aluguel com o endereço de onde irá ficar/morar mesmo que temporário.

Algumas escolas vendem o curso de inglês e oferecem pacotes de uma ou mais semanas de acomodação. Não recomendo, geralmente são caros, e você não consegue encontrar outro lugar à tempo para se mudar.

Contudo é muito importante entrar em grupos de alguéis em Dublin ou na cidade em que você escolher e ficar de olho. Atualmente os preços de quartos compartilhados giram em torno de 400/600 euros mensais.

Dessa forma você poderá acompanhar os anúncios e ter uma noção de valores. Evite vagas ou acomodações temporárias, pois você corre o risco de não encontrar outra vaga a tempo pra se mudar depois.

Sobre o custo de alimentação, isso varia muito, se você optar por comprar comida e cozinhar em casa vai economiza bastate. É possível gastar 20/30 euros semanalmente se você for econômico.

Pontos positivos x Pontos negativos do Intercâmbio na Irlanda

Positivos:

  • Vai aprender inglês mais rápido pois terá oportunidade de praticar diariamente.
  • Oportunidade de conhecer pessoas de outros países.
  • Muitas oportunidades de emprego.
  • Salário mínimo justo 10,50€ e normalmente pago semanalmente.
  • Transporte público bom.
  • País acolhedor.
  • Passagens aéras barata saíndo de Dublin para outros países da europa.

Negativos:

  • Compartilhar moradia.
  • Aluguel caro.
  • Clima chuvoso e nubrado (pode não ser um ponto negativo pra você).
  • Sistema de saúde privado.
  • Se seu inglês for  zero ou básico terá que fazer trabalhos pesados.
  • São poucas as empresas que te oferecem benefícios, como no brasil, que temos vale refeição, cartão de ônibus, plano de saúde e etc.

Dicas importantes  para seu Intercâmbio

Em primeiro lugar, escolha uma boa escola. A melhor forma de encontrar uma boa escola é perguntando pra quem já estudou nela, e isso você pode fazer dentro de algum dos grupos do facebook mesmo, pois existem vários.

Segunda dica, procure um quarto pra alugar longe do centro, assim você evita pagar evita pagar tão caro no aluguel.

Contudo morando em um lugar afastado do centro, você estará mais inserido na cultura irlandesa. Existem muitos bairros exelentes e mais tranquilos, tanto no norte como no sul da capital.

Terceira dica, quanto a passagens de ônibus, tem a opção de fazer o Leap Card, um cartão de ônibus onde você terá desconto por ser estudante. E a boa notícia é que ele sofreu uma redução de 20% esse ano em seu valor. Aagora esta custando 11€ o ingresso semanal para estudante. Fique de olho nas vantagens de como utiliza-lo.

Quarta dica importante também é, faça muitas amizades. Tenha muitos contatos, independente de nacionalidade. Isso é extremamente importânte pra você no futuro, para não se sentir sozinho, ter indicação quando estiver procurando por trabalho, quando precisar mudar de casa, estiver doente essas coisas. Sei que parece meio óbvio, mas uma grande parte acaba se esquecendo disso com a correria do dia a dia.

A última dica, para qualquer emprego que você estiver, seja educado, não crie problemas com ninguém. Procure sempre dar o seu melhor. Isso vai te ajudar quando trocar de emprego, vai poder pedir uma carta de referência pro seu chefe ou apenas o contato dele. Pois normalmente nas entrevistas eles pedem se você tem carta de referência ou um contato pra referência. E eles sempre ligam pra checar isso. Isso conta muito na hora de uma contratação, é um ponto a mais na hora de ser entrevistado.

Aproveite seu intercâmbio

Por fim aproveite ao máximo seu intercâmbio na Irlanda. Acredito que sempre valerá muito a pena, e sempre será um experiência transformadora.

Nesse sentido além de você estar inserido numa cultura totalmente diferente da sua, aprenderá muito com cada pessoa que tiver contato, aprenderá mais até sobre você mesmo, em fim poderia ficar horas aqui escrevendo o quanto essa experiência pode ser rica.

Sair da nossa zona de conforto sempre vai ser desafiador, esteja ciente que os desafios fazem parte dessa etapa. Essa experiência vai te fazer abrir os olhos para tantas coisas que passavam despercebidas antes, te da espaço pra se auto conhecer e também explorar e até criar suas próprias oportunidades.

Além disso a Irlanda é um país muito recepitivo, com muitas oportunidades em diversas áreas, com lugares e paisagens incríveis. Mesmo com o tempo nublado na maior parte do ano, o país tem muitas atividades, eventos e festivais o ano inteiro, principalmente em Dublin.

Ao passo que você vai vivendo e conhecendo o país tenho certeza que você irá se apaixonar.

Em fim vejo o intercâmbio como uma oportunidade única de onde você sai completamente diferente de quando entrou.

Se estas informações foram úteis pra você , curta e compartilhe.

E para concluir, se você estiver procurando mais informações sobre intercâmbio na Irlanda, recomendo a página do E-Dublin que tem muito conteúdo de qualidade sobre o assunto.

Saiba quais as maiores e principais cidades da Irlanda. 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.