Existem diversos motivos que podem te inspirar a viajar, um deles é a literatura, por isso decidi listar alguns livros inspiradores. A leitura pode nos transportar para outros lugares, fazer com que nos identifiquemos com os personagens e nos emocionar com as histórias.
Além dos inúmeros benefícios para a saúde, ler também pode trazer inspirações para nossa vida, assim como para viajar. É claro que nem todos os livros nos dão essa sensação, mas existem aqueles que nos despertam o desejo de conhecer novos lugares.
Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo, com dicas de leitura. Li esses livros a mais de 5 anos atrás, e todos eles contribuiram de alguma forma e me inspiraram a viajar.
Tenho certeza que esses 5 livros poderão te trazer alguma inspiração para viajar mais:
1. Livre, a jornada de uma mulher em busca do recomeço, Cheryl Strayed
Esse é um livro autobiográfico de Cheryl Strayed, uma mulher que resolveu fazer uma trilha a pé de mais de mil quilômetros do México até o Canadá, sem nenhuma experiência prévia. Uma das mensagens que ele livro trás e que é perfeita, é: “se perder para se encontrar”.
Como qualquer jornada de resiliência, a autora começa na completa desorientação relatando uma parte obscura de si mesma, como quem perdeu a pessoa que costumava e mais tarde acabar resgatando-a, no final do processo.
Aos 26 anos, após o final do seu casamento e a morte da sua mãe, Cheryl decidiu que precisava fazer algo radical para superar seus problemas. Então ela resolve pegar a trilha do Pacific Crest Trail, que liga o México ao Canadá através da Califórnia, Oregon e Washington.
No entanto essa viagem não foi fácil e Cheryl teve que lidar com muitos problemas durante o percurso, como ter que lidar com muitos momentos em que a mente dela relembra momentos de sua infância e passado, muitas das cenas descritas têm como paisagem de fundo a natureza.
Pode-se dizer que ela inconscientemente, já estava construindo uma bagagem para a sua jornada do futuro. Livre é um relato inspirador da força e do poder de superação.
Sem dúvidas é um dos livros mais inspiradores que já li, a situação da autora pode nos leva a pensar que ela não tinha nada a perder, mas mesmo assim ela optou por se superar, em se desafiar e enfrentar seus fantasmas e medos, enquanto poderia ter continuado a sua vida caótica que ela tinha na cidade.
Esse livro para mim, foi como um convite, mas independente do gostar ou não pelas aventuras. Um convite a pensarmos o que nos limita hoje em dia? que fantasmas precisamos enfrentar? que desafios podemos encarar para mudarmos nosso caminho ou algum aspecto da nossa vida que não está do jeito que sonhamos, ou do qual não estamos satisfeitos.
Você pode adquirir esse livro aqui.
2. Viagem a Portugal, José Saramago
José Saramago é um dos mais importantes escritores portugueses contemporâneos, e Viagem a Portugal é uma das suas obras mais aclamadas é um misto de cronica, narrativa e recordações:
A viagem de Saramago é um regresso às suas raízes, mas também uma oportunidade de descobrir um país que não conhecia.
Além disso ele aborda muito a diferença entre o turista e o viajante. Saramago nos faz refletir sobre a história de cada lugar, filosofia, arte e geografia. Nos faz mudar o olhar e a percepção sobre como os lugares mudam, de acordo com a estaçã em que você os conhece, e por mais famosos que estes sejam. Muitas pessoas já passaram por esses lugares que ele cita no livro mas ninguém os descreve da forma como ele viu.
Viagem a Portugal é uma obra rica, talvez pode ser um pouco maçante para alguns, é também um retrato fiel da sociedade portuguesa do século XX, é uma leitura indispensável para quem quer conhecer melhor este país.
Você pode adquirir esse livro aqui.
3. Na pior em Paris e Londres, George Orwell
Pensei duas vezes se colocaria esse livro aqui na lista de livros inspiradores, porque esse livro não serve pra te insipirar, mas pra te mostrar que a dificuldade pode existir também em países que a gente nem imagina. Mas o livro é tão bom e explícito, que eu preciso indicar essa leitura.
Título original “Down and out in Paris and London”. Um livro do George Orwell, do qual não se houve falar muito, sei que ele tem óbras muito famosas mas não entendo porque essa não está inclusa na lista de melhores.
O livro é uma ficação, entretanto é um relato perfeito de um homem que tem um certo status. O protagonista vai perdendo tudo, até mesmo a própria dignidade até chegar a sua miséria, e viver literalmente na sarjeta, em cidades super imponentes da Europa.
Orwell descreve sem alegorias tudo o que o levou para a ficção. É extremamente impressionante a perigrinação entre sub empregos, albergues, alojamentos coletivos que ele passou e foi se desfazendo de suas pré-concepções sobre a vida dos miseráveis.
O que mais me chamou a atenção nesse livro é que os relatos foram escritos em 1930, e muitas dessas situações de miséria existem até hoje.
O autor consegue te levar pra dentro da leitura e te fazer viver toda aquela situção junto com ele. Por elas serem tão reais te instigam a refletir e mudar o olhar pra sociedade. Eu diria que esse livro é uma leitura necessária!
Você pode adquirir esse livro aqui.
4. A Arte de Viajar, Alain de Botton
O livro A arte de viajar é, acima de tudo, uma arte de olhar e pensar. Quando viajamos, temos a chance única de ver o mundo com um olhar diferente, mais atento e curioso. É por isso que o esse livro, do escritor Alain de Botton, é tão inspirador, tem uma linguagem simples e envolvente.
Nele, o autor divide sua história em 5 capítulos, que falam sobre partida, sobre as motivações dele, das paisagens, de arte e do retorno. Além disso em cada capítulo, ele faz um paralelo entre experiências próprias e de outras pessoas que ele conheceu pelo caminho, e que de alguma forma, acabaram por inspirá-lo.
O autor também aborda sobre os diversos tipos de viagens que existem, desde as mais exóticas até as mais simples. E como cada uma pode nos ensinar algo valioso sobre nós mesmos e sobre o mundo.
Ele mergulha em cada viagem vivendo intensamente cada experiência. Além disso também fala sobre os perigos da rotina e uma crítica ao turismo superficial.
Mostrando que as vezes o paraíso também tem um lado obscuro, com uma realidade totalmente diferente da que imaginamos ou do que e mostrado pelas mídias. Nos mostra como a arte da viagem pode nos ajudar a mudar nossa maneira de ver as coisas e apreciar os momentos, vivenciando melhor nossas experiências.
Contudo o autor fala que no fundo, viajar é uma experiência de autoconhecimento. Em cada capitulo ele ilustra com obras de arte fantásticas cada discussão. As descrições que ele se faz dessas obras de arte é também impressionante, transmitindo seu sentimento seja ele de angústia ou melancolia que permeiam as cenas.
Em fim esse livro é cheio de insight e sabedoria. Eu diria que ele nos ensina a ver o mundo com os olhos da alma, e nos inspira a viajar cada vez mais. Recomendo de olhos fechado.
Você pode adquirir esse livro aqui.
5. Into the Wild, de Jon Krakauer ( Na natureza selvagem)
Não poderia deixar de citar esse livro, título em português “Na natureza selvagem” é um livro escrito pelo jornalista Jon Krakauer. Talvez voce ja conheça, ele relata a história real de Chris McCandless, um jovem americano que, após graduar-se na Universidade Emory. Chris não estava satisfeito com a vida e com as coisas normais que tinha conquistado, ele não queria viver de rotina e ter uma vida comum. Então doou todos os seus pertences e embarcou numa viagem até chegar no Alasca.
O livro relata não só a história física da viagem de McCandless, mas também a psicológica e espiritual. Aborda o porquê, de alguém querer abandonar tudo, e viver totalmente isolado da sociedade.
Embora a viagem de McCandless tenha terminado tragicamente, o livro é uma inspiração para aqueles que desejam explorar o mundo. E consequentemente viver de forma mais simples e próxima à natureza, sem fazer parte de um sistema.
Krakauer escreve de forma envolvente sobre as paisagens do Alasca e sobre a mente complexa de McCandless. Ele consegue criar um retrato fascinante de um homem que seguiu seus sonhos até o fim.
Sem dúvidas esse é mais um para a nossa lista de livros inspiradores. Especialmente para os amantes da natureza e da liberdade, Na Natureza Selvagem é certamente um livro para você.
Você pode adquirir esse livro aqui.
6. Atlas Obscura: An Explorer’s Guide to the World’s Hidden Wonders de Joshua Foer, Dylan Thuras, and Ella Morton
Finalizando a nossa lista de hoje, com o livro Atlas Obscuro. Encontrei esse livro na biblioteca da escola que eu estudava, quando estava morando na Irlanda. E acabei pegando algumas dicas de destinos com ele.
São mais de 700 destinos em todo o mundo, ele serve como um guia perfeito para quem deseja explorar os lugares mais extraordinários e também estranhos ou fora da rota turística. Foi escrito pelo vencedor do Prêmio Pulitzer Joshua Foer, Dylan Thuras e Ella Morton, este livro é repleto de destinos inusitados e fascinantes que você nunca imaginou existir.
Sendo assim nesse Atlas voce vai encontrar desde as Catacumbas de Paris e a Ilha da Fantasia no Butão, até a Casa dos Espelhos no México e a Floresta das Borboletas na China.
Ou seja esse atlas, oferece uma verdadeira viagem pelo mundo dos lugares escondidos. Cada entrada do livro apresenta um lugar único com informações detalhadas sobre como chegar lá, o que você pode esperar encontrar e porque ele é tão especial.
Contudo ele é dividido por continentes, então fica super fácil fazer pesquisas rápidas pra um local específico.
Além de ser uma excelente ferramenta para planejar suas próximas viagens, o Atlas Obscura também é um livro extremamente divertido e inspirador que fará você pensar duas vezes sobre os lugares que costumamos considerar comuns.
Você pode adquirir esse livro aqui.
Em suma espero que tenham gostado das minhas sugestões de livros inspiradores, e se gostou compartilha esse post com alguém que goste de ler também.
E para concluir esse artigo, já deixo registrado aqui, que tenho mais alguns livros que li recentemente para compartilhar. Além disso stou quase finalizando mais dois livros de autores brasileiros dos quais não são muito conhecidos. Estou adorando a leitura, são livros mais atualizados de autobiografia também.
Futuramente farei um outro artigo, citando esses autores brasileiros que tem muitas histórias e lições legais pra compartilhar. Eu diria que esses autores estão acima da média, pois eles tem uma personalidade muito autêntica, e seus livros também merecem ser reconhecido, e entrarem pra essa lista de livros inspiradores.
Nos siga no instagram.
Leia também nossas dicas sobre museus gratuitos espalhados pela Europa.