10 lugares escondidos em Veneza

10 lugares escondidos em Veneza

Separei 10 lugares escondidos em Veneza, para inspirar quem tem interesse de conhecer Veneza.

Veneza é ao mesmo tempo a cidade mais fácil e mais difícil de visitar. Mais fácil, porque é talvez o destino turístico mais popular do mundo. Não há problema em chegar lá, se locomover, encontrar cardápios de restaurantes em inglês, etc. Além disso, não é perigoso, e o pior que pode acontecer é você ser enganado e gastar muito.

Ao mesmo tempo, porém, é muito, muito difícil, quase impossível, furar a fachada turística e conhecer a verdadeira Veneza. A Veneza das pessoas que trabalham e estudam todos os dias em uma ilha e das crianças que crescem independentes desde cedo porque sem carros e com baixa criminalidade significam muita liberdade. 

Existem muitos lugares escondidos em Veneza que se esconde atrás de grandes multidões, lojas de souvenirs, restaurantes caros, aluguel de Airbnb.

Então, hoje vamos mostrar o lado oculto de Venice e revelar seus segredos. Por fim, escolhemos 10 preciosidades selecionadas que vão te permitir entender essa cidade de uma forma que nenhum outro guia turístico faz.

1.  Tome um café especial em Torrefazione Cannaregio

10 lugares escondidos em Veneza

De fato existem muitos lugares escondidos em Veneza, para se tomar um café, mas a melhor maneira de tomar sua dose de cafeína é indo direto para Torrefazione Cannaregio. Como você deve saber, os italianos têm um gosto bastante exigente quando se trata de café. 

Sendo assim mesmo as pessoas mais exigentes encontrarão sua mistura de café perfeita aqui. Ao caminhar na sempre lotada Strada Nuova, você mal vê a loja se não estiver procurando por ela. 

A Torrefazione Cannaregio, fundada em 1939, é a última cafeteria com licença de torrefação em loja. 

Uma vez lá dentro, o cheiro de café recém torrado leva você a outro mundo, longe das pessoas ocupadas do lado de fora. O pequeno tamanho da oficina, o design interior antiquado, os sacos de juta e as vigas expostas só aumentam seu charme único.

Ademais os cafés de maior qualidade de todo o mundo são processados ​​todos os dias e misturados à sua frente. Você pode até saboreá-los apenas torrados! 

Recomendo que se delicie com alguns pequenos pastéis e bolachas ou brioches. Se você for ficar um tempo em Veneza, entao tenho boas notícias, podes conseguir um cartão de sócio: 10 cafés por € 8,20,o que é super barato pela qualidade do produto!

2.   O palácio mais escondido com a melhor vista de Veneza

2.   O palácio mais escondido com a melhor vista de Veneza

Este fenômeno arquitetônico foi reaberto após gerações de restauração e disputas. É mais fácil chegar aqui por engano do que encontrá-lo! 

A torre cilíndrica visualmente é deslumbrante, de Scala Contarini del Bovolo. Um ‘bovolo’ no dialeto veneziano é uma concha de caracol.

O que é único neste palácio é que ele está localizado em um beco, ou seja uma rua sem saída, genuinamente escondido.

Seu design é puramente estético, uma combinação única de gótico, renascentista e veneziano-bizantino.

O objetivo, aparentemente, era decorar o palácio simples que ele esconde. As escadas sobem em espiral até um terraço coberto que tem as vistas mais espetaculares da cidade.

Contudo você se sentirá mais próximo do centro da cidade aqui, girando acima da lagoa. As vistas do andar de cima são tão impressionantes que as palavras simplesmente não podem fazer jus à este local!

3.   Aprenda a fazer suas próprias lembrancinhas

 Aprenda a fazer suas próprias lembrancinhas

O Forno Orsoni está em atividade desde 1888, é o único ainda no centro histórico e tem o mérito de ter feito reviver na cidade a sublime produção bizantina do mosaico e a técnica renascentista dos puros esmaltes de Murano.

Se reservar com antecedência, na quarta-feira de manhã pode visitar o forno com um guia gratuitamente. Você descobrirá como são feitos os mosaicos e as várias fases do processo. 

O mais impressionante é que tudo é feito à mão por venezianos que mantêm viva a tradição. A verdadeira joia do forno é a “Biblioteca das cores”, fruto de um longo trabalho de pesquisa. 

É um arquivo pitoresco que preserva catalogadas mais de 3.000 gradações de tons. Suas infinitas combinações de cores são vendidas em todo o mundo para grandes empresas e particulares.

O local também oferece aulas particulares de mosaico com duração de 3,5,7 ou 10 dias. Além disso, você pode aprender todas as técnicas de mosaico e, eventualmente, criar sua própria obra de arte.

4.   Mergulhe nos antigos mercados venezianos e seus frequentadores

Mergulhe

O Mercado de Antiguidades do Campo San Maurizio é um dos lugares escondidos em Veneza mais abundante, desde que foi inaugurado em 1970. Acontece em um local próximo às áreas mais movimentadas da cidade, embora ainda se possa respirar autenticidade e intimidade. 

Acontece apenas cinco fins de semana por ano e se você estiver em Veneza, uma visita é obrigatória. Os expositores são muitos e vêm de diferentes cidades da Itália. 

Cada um deles exibe várias mercadorias, objetos e curiosidades do passado. Nele você encontrará livros, peles, cachimbos, lustres de Murano, postais antigos, sapatos vintage, relógios de bolso, malas em pele, tapetes e óculos de sol, chávenas e pratos de chá e café, talheres e bijuterias.

Há peças de 1600 a 1900 expostas em típicos estandes de madeira, que atraem muitos colecionadores e especialistas. Através das arquibancadas, você pode observar todos os tipos de personagens interessantes: de lojistas da moda a avós locais.

5.   Os Mistérios da Cripta de San Zaccaria

A Igreja de San Zaccaria que fica no bairro São Marcos, oferece uma bela fachada fortemente inspirada na arquitetura renascentista veneziana. Levando quase 70 anos para ser concluído, não é de admirar que o interior seja igualmente impressionante! 

O marco há muito recebe turistas, no entanto, há uma joia escondida à espreita sob seus terrenos que é menos conhecida pelos visitantes. 

Sendo assim, por apenas € 1,50, você pode mergulhar abaixo da igreja e explorar a misteriosa cripta meio inundada embaixo. Os visitantes são encorajados a entrar nas águas e ver as tumbas de perto, isso se estiverem se sentindo corajosos o suficiente.

6.   Lugares escondidos em Veneza: Ilha de La Certosa

Durante o verão, as multidões de pessoas marchando lentamente pelas ruas estreitas e o sol escaldante podem ser avassaladores. Há dias em que é preciso sair da confusão: por isso não pense duas vezes e vá para a Ilha de La Certosa. 

Segundo o mapa de Veneza, esta ilha está localizada bem em frente a San Piero di Castello. Na verdade, é muito fácil chegar pelas linhas de vaporetto 4.1, 4.2 ou 5.1 e 5.2.

Contudo nos últimos séculos, a ilha acolheu conventos e estruturas militares. Então, no final dos anos 90, ocorreram grandes obras de renovação, principalmente graças à iniciativa e paixão de várias associações de cidadãos locais e fundos da UE. 

Atualmente a ilha é uma área verde de livre acesso, onde as pessoas podem aproveitar os dias ensolarados. É um lugar favorito para os moradores passearem com seus cachorros, brincarem com seus filhos e respirarem um pouco de ar fresco. 

Os venezianos costumam chegar à Certosa de barco, pois um longo cais a cerca e facilita o acesso por água.

7.   Prove os vinhos artezanais de Veneza

Vino sfuso , literalmente vinho do barril ou garrafão, é um delicioso alimento básico na dieta italiana. Diariamente, as famílias levam suas garrafas vazias até a cantina local para reabastecer sua uva preferida.

Anteriormente, todos bebiam vinho e cerveja, pois muitas vezes eram mais seguros do que água. Não apenas por causa de uma possível contaminação bacteriana: os inimigos também podem envenenar o abastecimento de água. Então – beba vinho ! 

O vinho de mesa geralmente gira em torno do nível de álcool de onze por cento, tornando-o leve o suficiente para o almoço. Em Veneza, cada bairro tem pelo menos uma cantina para escolher. Estas são empresas locais genuínas que não atendem aos turistas. Então, prepare-se para praticar seu italiano e pagar em dinheiro.

Em cada região do país, você encontra esse tipo de loja. Geralmente está convenientemente localizado perto do açougueiro ou padeiro. O regionalismo é um elemento cultural predominante no estilo de vida italiano. Então, na Toscana, beba Chianti e, em Veneza, beba Prosecco! Você pode trazer sua própria garrafa para reabastecer, vidro ou plástico são igualmente aceitáveis.

Existe uma citação pendurada acima dos garrafões aqui. É menos poeticamente traduzido para o inglês como “a lua não pode brilhar sem o sol e o vinho não pode ser vendido sem ser pago!”. 

Ademais a vinaria Nave de Oro, também oferece uma pequena seleção de vinhos certificados DOC e DOCG para compra e, ocasionalmente, salame local também.

8.   Lugares escondidos em Veneza: Forte Marghera

O Forte Marghera é um lugar apaixonante, e claro que entrou para a nossa lista de 10 lugares escondidos em Veneza.

Primeiramente para chegar lá, é preciso atravessar a Ponte della Liberta e sair da ilha de Veneza. Você chegará à parte continental da cidade, que é onde a maioria dos moradores vive e trabalha. Aqui, você encontra vários locais chamados de forte , cercados por uma área verde. 

O Forte Marghera é um dos maiores e mais interessantes e pode ser acessado de barco a partir da lagoa.

Toda a baía foi recentemente restaurada e o resultado é uma área ampla e bem organizada. 

São grandes campos, canais, bares e áreas de exposição que trazem uma mistura de natureza, história, cultura, comida e bebida. Este lugar atende a pessoas de todas as idades e de todas as esferas da vida. Há algo para todos e se você é um turista, é um ótimo lugar para conhecer a população local.

Ademais você pode ir lá em um dia ensolarado para mergulhar no verde e observar a lagoa. Alem disso também há bares e cervejarias ao ar livre, bastante rústicos e práticos. Durante o verão, eles organizam exposições, eventos e festivais de comida de rua.

9.   Lugares escondidos em Veneza: Palazzo Grimani de Veneza

Veneza é conhecida por sua arte e cultura, mas você terá que se aventurar fora dos roteiros mais conhecidos para encontrar nossa primeira joia escondida. O Palazzo Grimani está localizado a apenas uma curta caminhada da Praça de São Marcos, porém é relativamente desconhecido para os turistas. 

Além disso o museu abriga a coleção arqueológica de Giovanni Grimani, exposta com bom gosto entre tetos e paredes primorosamente decorados. Grimani foi um bispo e patriarca veneziano, bem como um grande colecionador de artefatos. 

Ele é creditado por sua contribuição para o desenvolvimento cultural de Veneza, então vale a pena visitar sua coleção!

10. Restaurante ALL’ARCO

Para uma autêntica experiência gastronômica veneziana, não procure mais, All’Arco. Este pequeno ‘bacaro’ (bar de vinhos veneziano) fica aberto o dia todo, mas é melhor saboreá-lo como aperitivo à noite. 

Localizado no bairro São Marcos, os locais frequentam o bar para relaxar, socializar e abrir o apetite antes do jantar. Sinta a energia da cidade enquanto desfruta de refrescantes vinhos italianos e deliciosos ‘cicchetti’ (pequenos pratos feitos para compartilhar). 

Contudo a comida e bebida servidas pela equipe de pai e filho, Francesco e Matteo, o All’Arco é um marco da cultura Bacaro na cidade. 

Em fim, essas foram as dicas para quem esta planejando visitar Veneza. Lógico que ainda assim existem muitos lugares escondidos em Veneza, dos quais não consegui incluir nesse artigo, mas fica para um próximo artigo.

Nos acompanhe também no Instagram.

Leia também: Mais dicas sobre Veneza

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.