Primeiramente este artigo Lugares pra visitar em Londres, é recomendado para quem já conhece a cidade e seus principais pontos turísticos.
Salvo que as sugestões que vou citar aqui são de lugares mais alternativos e nem tão famosos.
Sendo assim a grande capital do Reino Unido, famosa pela torre do Big Ben, London Eye ao lado do rio Tâmisa, tem muita história, arte, cultura e lugares escondidos para serem explorados. Hoje vou citar alguns deles.
Lugares para visitar em Londres: Notting Hill
Começando pelo o bairro londrino Notting Hill, que ficou conhecido principalmente pela rua Porto Bello, depois do filme “Um lugar chamado Notting Hill” ou título original “Notting Hill” de 1998.
O bairro chama atenção por suas casas de fachadas coloridas e que vai do estilo clássico ao contemporâneo.
Contudo você vai encontrar também as MEWS, que são o que chamamos de beco ou rua sem saída, antigamente usadas como estábulos. Algumas das Mews (becos) mais bonitinhas que você precisa conhecer:
- Sper;
- Saint Luke;
- Hortbury;
- Hillgate Place;
- Dunworth.
Todavia na rua Portobello também se encontra o famoso Portobello Market com mais de 300 anos de história.
Atualmente o bairro é super movimentado, com muitos cafés, restaurantes, cinemas, livrarias , antiquários e eventos como food truck, exposições de arte, musicos de rua, entre outros.
Além disso existe existe um lugar pra visitar em Londre, ou melhor um barzinho muito legal que fica nessa área e que poucos turistas conhecem, chamado ‘The Little Yellow Door’ ele fica bem escondido na rua All Saints Rd, London 6-8.
E por fora realmente e apenas uma porta amarela, mas te granto que vale a pena conhecer esse pub. Com vários ambientes e uma decoração super descolada.
Jack the Ripper Museum
O museu do Jack, o Estripador é distribuído por seis andares de uma casa vitoriana em Whitechapel. Na mesma rua onde ele aterrorizou a população Londrina em 1888.
Em primeiro lugar o museu mostra cenas minuciosamente recriadas relacionadas aos assassinatos ao lado de artefatos que nunca antes foram mostrados ao público.
Além disso o museus também tem a conjunto de instrumentos médicos, livros e um impressionante e uma fascinante coleção de recordações do Estripador.
Em um dos andares existe uma recriação da delegacia de polícia de Whitechapel que foi o epicentro da investigação e inspecione uma parede de pistas, incluindo jornais originais, artefatos policiais e as cartas ‘From Hell’ e ‘Dear Boss’.
O sótão do museu é uma recriação dos aposentos da vítima Mary Kelly, o quarto onde ela viveu e morreu.
Nesse sentido aqui você também encontrará as histórias de vida das mulheres que ele assassinou.
Entretanto essa é uma parte da exploração que pode ser comovente, da vida doméstica e profissional das vítimas do Estripador.
Pra quem tem estomago forte, recomendo que desça ao necrotério, onde você pode examinar as fotos reais da autópsia e ler os relatórios médicos das nove mulheres que foram vítimas da faca do Estripador.
Os ingressos custam 12£.
Lewisham’s phone box library
Trata-se de uma biblioteca dentro de uma cabine telefônica de Lewisham. Pra quem não gosta de muita agitação e do turbulento centro de Londres, fica essa dica, dirija-se a Lewisham, um dos bairros desconhecidos do sul de Londres e o Mayor’s London Borough of Culture 2022.
Além de lindos parques, museus coloridos e cafés peculiares, nele você encontrará uma jóia única de Londres: uma cabine telefônica transformada em biblioteca em miniatura na esquina da Tyrwhitt Road.
É gráruito. Basta entrar, pegar qualquer livro que você gosta e deixar um para trás.
Parques para visitar em Londres:
Importante dizer que Londres é também a cidade com mais áreas verdes da Europa. A capital conta com 3 mil parques.
Entretanto hoje vou citar apenas dois deles:
- The Hill Garden and Pergola – O primeiro parque que vamos sugerir de lugares para visitar em Londres, é o Hill Garden Parque and Pergola, é um lindo parque escondido, com uma arquetetura romana, uma ótima opção para fazer um picnic, ensaios fotográficos ou simplesmente uma caminhada.
- Regent’s Park London – O segundo parque é um dos parques Reais de Londres. Localiza-se parcialmente na Cidade de Westminster e parcialmente no distrito de Camden. A área do Regent’s Park é mantida e preservada pela agência The Royal Parks. Foi parte parte das múltiplas propriedades dos duques de Portland, no inicio do século XIX, se transformou em area de caça privada do rei Enrique VIII. Posteriormente passou por um longo periodo de reformas no ano de 1811 ate 1838 quando finalmente abriu ao público. Contudo hoje em dia existe além da área verde o parque tem uma boa estrutura para a prática de esportes. Também oferece algumas atrações aberta ao público como, o teatro ao ar livre, zoológico e passeio de barco pelo lago.
Leadenhall market
O Leadenhall Market possui 23 estabelecimentos, entre pubs e restaurantes.
Além disso possui uma grande variedade de lojas ou seja, você vai encontrar de tudo um pouco. O lugar tem uma arquitetura única rico em detalhes.
Atualmente duas de suas principais galerias são cobertas com vidro e ferro fundido ligadas por uma belissíma cúpula.
Contudo no século XIV, já havia um mercado de aves funcionando nesse local que com o passar do tempo evoluiu e atraiu vários tipos de comerciantes.
Tal qual foi reformado em 1666 após o Grande Incêndio, quando ganhou um teto novo de chumbo.
Posteriormente em 1881, uma nova estrutura foi construída visando substituir o que restava da antiga. O novo Leadenhall Market foi projetado pelo arquiteto Sir Horace Jones (1819-1887). Esse arquiteto foi o mesmo da Tower Bridge.
Atualmente trata-se de um local, sempre lotado, mas principalmente por se tratar de um local que fica ao redor de muitas empresas e escritórios.
Sendo assim vale a pena dar uma passadinha por lá para conhecer e tomar um café em alguma das cafeterias estilosas.
Estações de metrô abandonadas
Um túnel de metrô, pista e plataforma mal iluminados e abandonados, iluminados apenas por duas luzes.
Explore partes abandonadas da rede de metrô em uma visita atmosférica de estações e túneis abandonados, com os passeios Hidden London do London Transport Museum.
Esse passeio te leva aos bastidores de algumas das estações mais movimentadas da cidade e descubrir lugares secretos e histórias fascinantes do metrô de Londres.
St. Dunstan in the East Church Garden
Outra dica de lugares para visitar em Londres é o St. Dunstan in the East Church Garden.
Trata-se de ruína impressionante da igreja de St Dunstan, no leste é um lugar tão bonito quanto tranquilo. Como grande parte da cidade, foi seriamente danificada pelo Grande Incêndio de Londres. Como resultado e prêmio de consolação, ganhou uma nova torre construída por Sir Christopher Wren.
Apesar disso a torre e o campanário, juntamente com as paredes norte e sul, são as únicas partes que ainda estão intactas, o resto foi destruído em 1941 pelos alemães.
No entanto seria muito trabalhoso para reconstruir, a Igreja Anglicana foi forçada a abandoná-lo. Em contra partida em 1967, transformaram as ruínas de St Dunstan em um parque público, apesar disso a perda da Igreja tornou-se o ganho para Londres.
Com isso hoje em dia esse lugar virou um jardim que atrai quem esta procurando relaxar, fugir do barulho e agito da cidade.
De fato vale muito a pena conhcer e apreciar esse local que passou por tantos periodos difíceis e tem tanta história guardada em suas ruínas.
Royal Observatory of Greenwich
O Obsevatório Real de Greenwich fica localizado no Greenwich Park que abriga muitas atrações. Além de ser um local para estudos e observações ciêntificas, o observatório é um lugar onde você pode aprender sobre a história da navegação marítima.
Contudo ele foi fundado em 1657, com o objetivo de estabelecer um sistema de trânsito astronômico igual para todo o planeta. Sendo assim o Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude.
Ademais o nome tem origem anglo-saxão, “Greenwich” significa “lugar verde para vacas”.
Com isso a cidade se tornou referência mundial em pesquisas astronômicas desde a fundação do referido observatório, em agosto de 1675.
Além disso você também pode visitar o planetário, ver a exibição de arte ao ar livre ou fazer um piquenique no parque.
Luagres para visitar em Londres: Thames Flood Barrier
E por último porém não menos interessante as barreiras do rio Tâmisa tem como porpósito para fazer face à perigosa combinação de vento e marés no Rio Tamisa. Localizada na área de Greenwich esta magnífica obra constuída para previnir cheias que tanto destruíram Londres ao longo da história.
Atualmente você pode caminhar pelas margens do rio vale muito a pena e cruzar as pontes a pé pois assim pode conhecer de maneira mais profunda a cidade.
Além disso, você pode passear por toda a extensão da margem do rio de bicicleta. É possível alugar uma bike e sair para explorar a capital em uma das ciclovias à beira do rio de Londres.
Juntamente com esse local existem praias públicas, um dos pubs favoritos de Charles Dickens (The Prospect of Whitby) e a vila de Rotherhithe apenas alguns dos destaques ao longo do caminho.
Sem contar que você pode andar de caiaque ou fazer passeios de barco em grupos no Tâmisa.
Concluindo esse artigo sobre Lugares para visitar em Londres, espero que você gostado das nossas dicas e possa aproveita-las na sua proxima viagem a Londres.
É claro que essa e apenas uma pequena lista se comparado ao tamanho da cidade e atrações que pode-se encontrar nela. Em breve farei mais aluns artigos com dicas de restaurantes e pubs de Londres.
Nos acompanhe pelo Instagram.
Confira também nosso roteiro de 4 dias em Praga.