O que fazer em Bruxelas

Bruxelas

Você sabia que Bruxelas além de ser a capital da Bélgica, também é considerada a casa de uma das mais importantes instituições europeias, como a NATO?

Sobretudo a cidade é repleta de atrações turísticas, desde museus e galerias de arte, parques e jardins, até monumentos históricos.

Além disso, Bruxelas também oferece uma grande variedade de restaurantes, bares e cafés.

Antes de mais nada saba que o país também é famoso pela festa Twomorowland, por ter maior o número de castelos por metro quadrado do mundo e pelas histórias em quadrinho.

Nesse sentido você já deve ter visto ou lido as histórias de “As Aventuras de Timtim”, que  provavelmente fez parte da sua infância, é obra do escritor belga Hergé. 

Outra curiosidade sobre a Bélgica é que o país produz mais de 170 mil toneladas de chocolate por ano. Uma das razões para isso é que a Bélgica tem um clima ideal para o cultivo de cacau, além de possuir uma tradição Chocolateira muito rica.

Por isso chocolates belgas são considerados os melhores do mundo e os belgas são extremamente orgulhosos de sua produção pois eles prometem excelete qualidade.

Neste artigo, você vai descobrir o que fazer em Bruxelas. Abordaremos as principais atrações turísticas da cidade, comidas típicas, bares famosos, além de dar algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo sua viagem à Bruxelas.

Bruxelas:  Atrações imperdíveis para uma viagem inesquecível

Atualmente a capital da Bélgica é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa.  Contudo a cidade é repleta de atrações turísticas, restaurantes, bares e lojas.

Com isso, a Bélgica possui três idiomas oficiais: francês, holandês e alemão. No entanto, a minoria da população tem o alemão como língua materna.

Isso significa que muitas pessoas na Bélgica são fluentes em pelo menos dois idiomas, o que torna o país extremamente acolhedor para estrangeiros.

Se você está planejando uma viagem para Bruxelas, confira os principais pontos turísticos da cidade.

Bruxelas fica no coração da Europa, a cidade é tão cheia de história e cultura que um destino turístico muito popular. A seguir estão alguns dos principais pontos turísticos.

Principal ponto de Bruxelas: Grand Place

 
Grand palace

Primeiramente o Grand Place, é considerado uma das mais belas praças da Europa. Tendo uma extensão de 68 metros por 110,  é cercada por belos edifícios históricos.

Não ostante no centro da praça há uma estátua de Leopoldo I, antigo rei da Bélgica. A praça é realmente um espetáculo e vale a pena visitar. Nela ficam os principais edificios:

  • Hotel de Ville Começando pela Câmara Municipal de Bruxelas é uma obra-prima da arquitetura gótica do século XV. Considerada a mais luxuosa prefeituras da Bélgica. Com isso o edifício contém um importante patrimônio artístico e histórico, com diversas pinturas, esculturas, tapeçarias e etc. Ingressos: 8 euros para adultos, e 4 euros para estudantes.
  • Maison Roi É o Museu de Bruxelas que fica bem em frente à Prefeitura. Mostra a história da cidade de Bruxelas, desde seus primórdios até os dias atuais, através da arte. Há também uma área dedicada à famosa estátua Manneken-pis, o menino urinando, que é  símbolo da cidade. Entrada free.
  • Antigas Guildas – Esses edifícios são do século XIII, que pertenciam ao duque de Brabant. As guildas eram associações de produtores artesanais e mercadores.
  • Casa dos Duques de Brabant – É um conjunto de sete casas de estilo classico barroco, agrupadas em uma fachada, ocupando todo o lado leste da Grand Place. Tal qual existe um mapa que mostra a exata localização de todos os edifícios do Grand Place, e dos números 13 ao 19 se referem a Casa dos Duques de Brabant.  
  • Estatua Everard ‘T Serclaes – A estátua de um homem deitado, chamado Everard, que lutou para expulsar os flamengos de Bruxelas. Se tornou vereador da cidade 5 vezes. Posteriormente teve sua morte cruelmente encomendada pelo filho do Lorde Sweden Abcoude, após se posicionar contra a venda de uma parte das terras da Coroa.

Pontos turísticos Inperdíveis

Parc de Bruxelles: É o maior parque da cidade, e um ótimo lugar para um piquenique ou caminhada. Todavia o parque abriga várias fontes e estátuas, ao seu redor ficam alguns do predios famosos da cidade. Bem como um lugar popular para assistir aos jogos de futebol e onde acontecem os principais eventos.

Comic strip mural: Na rua Robey, você encontrará um grande mural de tirinhas de quadrinhos. O mural homenageia alguns dos mais famosos quadrinhos belgas, como Tintin e Lucky Luke do ecritor Hergé.

Boats on Canal: Bruxelas tem vários canais, e é possível passear de barco pelos canais. Ou seja a paisagem é lindíssima, recomendo fazer o passeio de barco em um dos canais.

Musée des Beaux-Arts: O Museu ReL de Belas Artes da Bélgica possui a mais importante coleção de artes visuais do país através de pinturas, esculturas e desenhos, mais de 20.000 obras. Conta a história do país, do século XV ao XXI. 

Atomium:  Indiscutivelmente imponente o átomo representa um cristal elementar de ferro, ampliado 165 milhões de vezes, com seus tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. Contudo suas esferas de ferro com cerca de 18 metros, são ligadas por tubos onde nele ficam escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros.

Dessa forma possui seis andares onde há exposições temporárias e permanentes. Entretanto na parte de exposição permanente e exibida a história de quando o Atomium foi construído em 1958. 

Magritte Museum:
O Magritte Museum é um museu dedicado ao famoso pintor belga René Magritte. O Museu apresenta a maior coleção do artista belga com 230 obras e arquivos que são exibidos. Com isso o espaço reúne pinturas, guaches, desenhos, esculturas e objetos pintados, além de partituras musicais, fotografias e filmes.

Conheça as Bebidas e Gastronomia Belga

 

Bebidas e Gastronomia Belga

Indiscutivelmente a Bélgica é famosa não so pelo chocolate mas tambem pela produção de cerveja, algumas das cervejas belgas mais conhecidas são: Leffe, Stella Artois,  Chimay ou Duvel.

Agora conheça alguns de seus pratos típicos:

Batatas Fritas –  Em cada esquina da cidade tem uma barraquinha ou um restaurante com anúncios de batata frita rsrs. O segredo da fritada belga é ser fritas duas vezes. Costumam ser servidas com maionese, alguns lugares oferecem uma variedade de molhos. Depois que você provar, vai entender porque elas são tão famosas.

Waffles – Ao mesmo tempo que as friatas são sucesso os waffles também são os queridinhos por aqui. Sabia que os waffles foram criados na idedade média, na região de Ducado de Brabante.  Sendo assim se tornaram famosos mundialmente, e hoje fazem parte da atração turística, onde você encontra de todos os tipos e sabores, doces e salgados. 

Chocolates – Finalmente a melhor parte! Se você sempre achou que ótimos chocolates eram exclusividade da Suíça, se enganou.

Pra quem não sabe a Bélgica é a capital mundial do chocolate.  Existe até uma lei belga de 1884 que regula a composição do chocolate.

Carbonnades flamandes –  É uma Carne refogada na cerveja belga. Não tem sabor de álcool e, vai acompanhada de batatas fritas. Você precisa provar, a carne é super macia e suculenta.

Croquete de camarão cinza – Logo depois, os camarões cinzentos além de fazem sucesso na colinária Bélga eles também fazem parte da lista da UNESCO. No entanto o jeito mais comum de consumir camarões cinza é em um croquete de camarão. É excelente.

Stoemp  –  E por último o prato mais típico é dos Flandres (da região norte), ele é feito de purê de batatas e legumes, como aipo, chalotas e cebolas. 

Os pratos são montados com vários acompanhamentos. Inclusive carne de cavalo.

Dicas de Pubs em Bruxelas

La Pharmacie Anglaise

 

La Pharmacie Anglaise

Consequentemente por ser uma cidade grande Bruxelas é cheia de atrações e muito bares legais e diferentões pra conhecer, mas nenhum como o La Pharmacie Anglaise (A Farmácia Inglesa).

Contudo seu projeto foi realizado pelo arquiteto Paul Saintenoy em 1898. Tal qual tornou-se uma referencia no estilo neogótico, neo-renascentista.

Esse é o pub famoso pelos seus coquetéis deliciosos num ambiente extremamente refinado e lindo.

O pub tem vários ambientes com uma decoração que mistura o rustico com o vintage, animais empalhados, confortáveis poltronas de couro, muitos detalhes em madeira talhada e um atendimento extremamente acolhedor.

Em fim um pub que merece ser visitado pelo menos uma vez. Dica, não deixe de ir ao subsolo.

Delirium Cafe 

 

delirium cafe

E finalment o bar mais famosa da Belgica, se você for um bom cervejeiro(a) precisa conhecer o bar mais famoso do mundo.

O Delirium Café detém o recorde mundial do Guinness World Records pelo número de 2 mil cervejas oferecidas para degustação: recorde obtido em 2004.

Todavia você pode escolher entre as famosas abadias belgas, cervejas fortes escuras, frutadas ou mais leves da Bélgica e de todo o mundo.

Sendo assim para os amantes de craft beer e diferentes gostos, também tem as cervejas inusitadas como chocolate, banana, côco, especiarias, pimenta, e por ai vai, e também tem uma variedade de cervejas sem glúten. Ou seja para todos os gostos.

Além disso o local tem uma decoração muito legal, com milhares de lembranças de cervejas e cervejarias: antigos pratos publicitários, bandejas, copos, e etc.

O bar também oferece música ao vivo nas quintas-feiras, vale a pena conferir é sempre muito animado.

Aproveite sua viagem

Em resumo Bruxelas é uma cidade encantadora pelo seu charme e história. Além disso, a cidade também é rica em atrações turísticas, culinária e cervejas famosas. 

Contudo a melhor época do ano para visitar Bruxelas na minha opinião é entre abril e setembro quando as temperaturas são mais amenas.

Entretanto em dezembro próximo ao natal a cidade toma outra forma com as luzes e decorações de natal. Com isso também existe uma feira de comida típica e lembrancinhas na Grand Place, que deixa a cidade ainda mais interessante e charmosa.

Finalizando eu diria que Bruxelas é uma cidade linda e charmosa, que mistura o novo com o medieval, e nos desperta a curisidade pela historia do lugar.

Além disso o povo sabe como se divertir e comer bem, espero que essas dicas possam te ajudar de alguma forma na sua viagem.

Curta e compartilhe esse post para que mais pessoas possam conhecer essa maravilhosa cidade.

Confira também dicas de passeios em Lisboa.

Nos siga no instagram para ficar atualizado.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.