Primeiramente a Croácia, é um país que fica situado nos Balcãs, se limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, ao nordeste com a Sérvia, ao leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro.
Hoje falaremos sobre uma cidade chama Pula, que fica na região da Ístria, é a maior península da Croácia. Pula atualmente ten em torno de 57 460 habitantes, é uma cidade cheia de história, cultura e paisagens deslumbrantes.
Definitivamente esse é um destino especial pra quem gosta de curtir o verão, popular para mochileiros e viajantes de todo o mundo, e ate mesmo para viagem em família, há muito o que ver e fazer aqui. Se você estiver planejando uma viagem para Pula, este artigo é para você.
Conhecida principalmente por sua paisagem e gastronomia, com um clima agradável , bons vinhos, queijos, resorts turísticos costeiros, rica em história e arquitetura e combelíssimas praias com um por do sol de arrancar suspiros.
Dessa forma você encontrará um roteiro de três dias que mostrará as melhores coisas que a cidade tem a oferecer. Acima de tudo você visitará alguns dos principais pontos turísticos da cidade e experimentará a culinária local.
História da cidade de Pula, Croácia
De acordo com sua história, os vestígios mais antigos de colonização (cerca de 1 milhão a.C) nesta parte da Europa foram descobertos na caverna Sandalj perto de Pula.
A idade do bronze deixou vestígios de assentamentos desenvolvidos. O grupo étnico mais antigo conhecido na Ístria é a tribo ilírica chamada Histri. Seu centro principal era uma cidade chamda Nezakcij no interior, que em 177 a.c. caiu para legiões romanas, trazendo Istria para os limites do império romano.
A primeira menção do nome Pula, em seu plural como “Polai” ocorreu no século III a.C., na obra dos poetas gregos Callimachus e Lycophron na história mitológica de Jason e Medea. Jasão, é claro, roubou o velo de ouro, (pra quem não sabe é uma lã de ouro de carneiro alado Crisómalo, que na época era um tipo de talismã que outorgava a quem o possuísse, poder e prosperidade) e fugiu com a ajuda de Medéia. Sendo assim, séculos depois, encontraram cerâmicas gregas, partes de uma estátua representando Apolo e alguns outros vestígios da cultura grega.
Período Romano
Entretanto no início da dominação romana (177 a.C.) na península da Ístria, foi o início das mudanças étnicas e da romanização. Sendo assim por volta de 46-45 a.C. Pula alcançou o posto de colônia romana, o que resultou em intenso desenvolvimento.
Os nomes dos fundadores foram gravados no monumento romano mais antigo de Pula, o Portão de Hércules, que também mostra a cabeça barbuda desse herói mítico que os romanos, junto com outras divindades e heróis, adotaram da mitologia grega.
Então, em 42 a.C. a guerra civil estourou entre o Triunvirato de Otaviano, após a batalha em Actium em 31 a.C. Pula, fundada por Cássio, ficou do lado de Brutus e Cássio e foi demolida após a vitória de Otaviano.
Com isso, a cidade logo foi reconstruída, e uma das obras-primas da arquitetura romana, o Arco do Triunfo da família Sérgio, foi erguido como símbolo da vitória em Actium. Augusto transformou Pula em uma cidade imperial.
Portanto o Templo de Augusto foi construído entre 2 a.C. e 14 d.C. No século I, sob o imperador Vespasiano, foi construído um grande anfiteatro (6º maior do mundo) com capacidade para 23.000 espectadores.
Além disso os anfiteatros eram edifícios específicos da cultura romana, tanto em termos de propósito quanto de arquitetura. Eles eram o local de lutas de gladiadores e outras diversões brutais para as massas. O Arena/Anfiteatro (como é chamado hoje) oferece um cenário extraordinário para festivais de cinema e ópera no verão.
De qualquer forma, para encurtar a história, na segunda parte do século V (476) o Império Romano Ocidental entrou em colapso, e Pula, assim como o resto da península da Ístria, caiu sob o domínio dos ostrogotes. Posteriormente mais de 60 anos depois, o governante mudou e a Ístria ficou sob a jurisdição do Império Romano do Oriente.
Feudalismo
Desse modo Croatas (e eslovenos mais ao norte), chegaram no final do século VI e começaram a conquistar o território. Entretanto ao contrário dos Ostrogots, eles decidiram ficar.
O feudalismo chegou na última parte do século VIII (788 d.C.) com o domínio dos francos. Em 1331, os venezianos assumiram Pula. Eles governaram até o final do século 18 (1797). Nesses últimos séculos, Pula tornou-se uma típica cidade medieval, em estilo românico-gótico.
Com isso muitos artistas famosos de seu tempo visitaram Pula e deixaram vestígios de Pula em suas obras, para citar os mais famosos: Michelangelo e Dante.
Em 1799, a parte veneziana da península da Ístria foi entregue à Áustria (que já possuía o restante da Ístria). Mas a Áustria iniciou uma guerra com Napoleão e, 6 anos depois, em 1805, a Ístria tornou-se parte da província de Illiricum, de Napoleão. após 8 anos, e a Ístria tornou-se parte da Áustria novamente.
Posteriormente com o fim da Primeira Guerra Mundial, 1918, marcou o fim do Império Austro-Húngaro, e a Ístria foi entregue à Itália. Os tempos eram difíceis, econômica e politicamente.
Pouco depois veio a Segunda Guerra Mundial e, em 1943, a Itália capitulou. Em 1945, a Ístria tornou-se parte do território da Croácia, a parte norte menor foi para a Eslovênia.
Anos mais tarde Pula assim como Trieste foi colocada sob comando militar anglo-americano até o início de 1947.
Entretanto nesse período Pula foi bombardeada duas vezes. Com isso em 1947, Pula juntou-se ao resto da Ístria na Croácia.
Em suma sua história turbulenta, é uma mistura de elementos eslavos, românicos e germânicos, desenvolveu um aroma específico da cultura da Ístria, que carrega em si uma tolerância e um espírito inquebrantável.
Roteiro 1° dia: Principais pontos turísticos de Pula
No primeiro dia do nosso roteiro será dedicado a visitar os principais pontos turísticos da cidade, que ficam concentrados no centro da cidade, você pode fazer esse passeio todo a pé.
Arena / Anfiteatro – Primeiramente vamos conhecer o Anfiteatro é o maior e o principal ponto turístico de Pula, virou simbolo da cidade. Situado no centro, este é um grande anfiteatro romano que data do século 1 dC.
Semelhantemente ao Coliseu de Roma, o Arena tem capacidade para até 12.000 pessoas, ainda é um dos maiores anfiteatros romanos sobreviventes e mais bem concervado do mundo.
Em suma o local abriga uma loja de souvenirs e uma pequena exposição sobre sua história.
Os ingressos custam 6 euros.
Arco duplo – São dois grandes arcos de pedra que se encontram. Segundo a lenda, os arcos foram construídos pelos Deuses para proteger o rio e sua cidade natal.
Recomendo também que você vá até a avenida.
Arco de Sergi
Conhecido também como Golden Gate, o arco tem estilo coríntio. Foi erguido por membros da família Sergi, em homenagem a três de seus membros que ocupavam altos cargos clericais em Pula.
Contudo o arco encostava-se à porta principal da cidade, a Porta Aurea, que juntamente com as muralhas da cidade foi demolida no início do século XIX.
Entretanto o lado voltado para o leste não era visível, ele permaneceu muito simples, enquanto o lado oeste, visível da cidade, é bem decorado.
Castelo de Pula – É um dos mais antigos e mais bem preservados castelos da Croácia, tendo sido construído no século 12. O castelo que mais se parece com um forte, está situado em um ponto elevado da cidade, o que lhe dá uma vista deslumbrante do vale abaixo.
Juntamente com o castelo tem um museu que conta um pouco da história da cidade e castelo. Além da beleza do castelo, os visitantes também podem desfrutar de um café ou almoçar no restaurante do castelo. Os ingressos custam 3 euros.
Templo de Augustus
O Templo de Augustus é um dos mais importantes templos romanos, construído para celebrar a vitória do imperador Augustus na Batalha de Actium.
Tal qual está situado no centro da cidade o templo tem uma arquitetura única, com uma fachada de mármore branco e um interior espaçoso e abobadado.
Fórum Romano – Ao lado do Templo de Augustus fica o Forum Romano,(como mostra na foto acima) como era chamado, no período romano.
Contudo o Fórum preserva o mesmo papel atulamente, e essa praça era um centro religioso, administrativo, legislativo e comercial de Pula no periodo romano, hoje em dia é nela que acontecem os eventos de verão e de natal.
Catedral de Pula – A Catedral, foi erguida no final do século IV, os vestígios mais antigos preservados da parede da igreja podem ser vistos de fora, a parte inferior da parede posterior pertence a esse período.
Entretanto, devido a um incêndio em 1242, a igreja foi reconstruída em várias vezes.
Posteriormente no século XVI foi construída uma nova fachada tardo-renascentista. Além disso, em frente à igreja, foi erguido um campanário na segunda metade do século XVII (1671-1707).
Ademais os blocos de pedra do Anfiteatro, foram utilizados para sua construção.
War memorial monument – O monumento é um presente do povo da Ístria. Uma homenagem aos lutadores e as vitimas, contra o facismo de 1941 – 1945. Contudo, normalmente nesse local fica a feirinha de artesanato e comida, durante o verao, e durante o inverno a feirinha de natal.
Conforme voce atravessar a rua, você verá o porto/orla de Pula, onde e possível fazer passeios e também alugar para passeio com a família ou grupo de amigos.
Roteiro 2° dia: Principais praias de Pula
Bom o segundo dia vamos conhecer uma parte da costa de Pula, a mais famosa e mais bonita. Essa parte da costa é muito bem estruturada, com bares, restaurantes, banheiros, chuveiros e vestiário públicos.
Sugiro estacionar em Saccorgiana, a praia é linda, tem um café bar, cancha de futebol, sorveteria, locker’s pra alugar e guardar suas coisas, e também tem uma praia para cães, caso você tenha pet e queira levar junto é uma ótima opção.
E se você estiver visitando essa praia durante a temporada de verão, nela você encontrará um aquapark flutuante (como o da foto acima). Os valores geralmente giram em torno de 10 euros a hora.
Seguindo a estradinha beira mar, saindo dessa praia você chegará na famosa Verudela, que tem a mesma estrutura que citei a cima, só muda um pouco da paisagem.
Continuando em frente você passará por um risorte, após fica um monumento chamado: onde as pessoas costumam ir para aprecisar o pôr do sol.
Passando esse monumento seguindo pela mata, tem o Verudela Canyon, as vezes esse lugar pode passar despercebido pelos turistas, por tanto fique atento.
Recomendo descer até lá em baixo para um mergulho, vale muito a pena pela vista. E as vezes você pode dar sorte de ter o lugar todo só pra você.
Após o Canyon vem uma das praias mais bonitas de Pula na minha opnião, ela se chama Havaii Beach.
Passando essa praia você encontrar á mais uma parte da praia onde os pets são bem vindos. Tudo é muito bem sinalizado, então não se preocupe você verá as placas indicando o caminho.
Aquarium Pula
A primeira vista o local pode parecer mais do mesmo, mas esse local combina a riqueza do Adriático com a centenária história militar de Pula.
Além disso o Aquário está situado dentro do forte de 130 anos “Verudela”, que já fez parte do poderoso complexo de defesa “Fortaleza Pula” construído durante o governo da Monarquia Dual Austro-Húngara.
Sobretudo o aquário histórico tem centenas de espécies de peixes, dese norte ao sul do Adriático com várias espécies tropicais marinhas e de água doce, bem como peixes de lagos e rios croatas.
O ingresso custa 17.25 euros adultos e criancas 9,25 euros.
Roteiro 3° dia: Medulin Village
A cidade de Pula também conta com vários vilarejos ao redor da cidade, cada um com sua beleza e particularidades.
Para o terceiro dia recomendo passar o dia no Vilarejo de Medulin, que fica ao sudeste 9 km de Pula.
Medulin é o lar de uma praia de 1 km de extensão chamada Bijeca, praia de areia.
Finalmente você encontrará uma pequena area dessa praia de areia. É uma praia bem rasa, ideal para quem leva crianças pequenas, e você pode alugar espreguiçadeiras e guarda-sóis. Tem um parque lindo onde os motorhome ficam acampados, ótimo pra fazer uma caminhada ou pique-nique.
Caso você estiver de carro, também é um ótimo lugar para usar uma base para explorar o sul da Ístria, por exemplo, Cape Kamenjak.
O Cape Kamenjak, é um parque, a entrada custa em torno de 8 euros por pessoa. E fica rodeado por praias lindas, cavernas, mirantes e uma vista deslumbrante da Lighthouse. O local tem bar e playground, e aceita pets.
Pratos típicos da Croácia
Bem a Croácia é dividida em 5 regiões, Mainland, Dalmatia, Kvarner, Istria e Slavoniacada, cada uma delas tem características, como dialeto e pratos típicos diferentes. Então vou citar aqui os principais pratos da Ístria:
Cevapi: Originário da Bósnia, porém muito popular em toda Croácia, tanto que você sempre verá o Cevapi presente em todos os restaurantes, e também porque realmente vale a pena provar.
Nada mais é do que um rolinho de carne moída com porco e gado, grelhado e com tempero característico: o azedo do limão e os sabores marcantes da pimenta e da cebola. Geralmente servido com um pão, salada, cebolar e Ajvar( um molho de pimentao e berinjela, muito gostoso, não é forte).
Goulash: Popular também nos países vizinhos e na Europa Central, este é dos pratos típicos da Croácia que vem da influência húngara na região. É um ensopado de geralmente de carne bovina ou de porco, com cebola, páprica e azeite.
Risotto negro: O Risotto negro é isso mesmo que o nome diz, um risoto escuro que até deixa seus dentes e boca ligeiramente pretos, mas que certamente vale a pena. Ele leva lula, azeite, alho, vinho tinto e a tinta de lula, que dá o intenso sabor e a cor preta ao prato.
Boškarin: Outro dos principais pratos típicos da Croácia. O prato é preparado com carne dos bois da Ístria, e servido nos melhores restaurantes e konobas (tabernas). Pode ser servido de variadas formas: em um molho com macarrão, também em nhoque, como bife e até em sopa.
Musaka: Feito com camadas de batata e carne moída (porco e gado), é um prato tipico, também tem a versão com berinjela no lugar da batata.
Manestra: Um prato bem popular, que é bem fácil de encontrar nos menus dos restaurantes. É um ensopado com legumes e com milho de primavera, gão de bico e ervas, muito popular em todo o país, super saudavel e geralmente consumido no inverno.
Melhor época pra visitar Pula, Croácia
A Croácia e um país de clima temperado, em junho a água começa a esquentar, então já é possível aproveitar as praias sem tumulto, julho e agosto, é a alta temporada, então prepare o bolso, pois os preços são mais altos, e o verão é extremamente quente.
Entretanto no início de setembro a temperatura está mais agradável ainda quente onde e possível aproveitar as praias ainda. E o mês em que recomendo pois o calor não está escaldante, e você pode aproveitar melhor os passeios sem se incomodar tanto com o calor.
Além disso em Outubro também e uma época agradável de visitar o país, embora já não seja possivel aproveitar tanto as praias há outras atividades que você pode desfrutar também.
Contudo a Ístria oferece muitos risortes e para aproveitar a época mais amena do país, nessa época você pode visitar o Plitvice lakes, fazer um tour gastronômico, conhecer os campos de oliveiras e vinícolas, em fim falarei mais sobre isso em um próximo artigo pois o assunto é extenso.
Em suma espero que esse nosso artigo sobre Pula, Croácia com nossas dicas, tenham sido úteis pra você desfrutar do melhor que essa rigião tem a oferecer.
Nos acompanhe no instagram.
Leia também nosso outros artigos com dicas de viagens pela europa.