Trieste, mais uma cidade da Itália que vale a pena conhecer

A primeira coisa que você nota sobre Trieste pode ser o quão pouco ela se parece com a Itália. A razão disso é que em 1382 até 1919 ela fez parte da Áustria. À medida que o Império Austríaco se tornava menor, Trieste tornou-se seu único porto marítimo importante e, no final dos anos 1700, substituiu Veneza como o principal centro de comércio do Adriático com o Oriente Próximo.

Entretanto foi um tratado de 1954 que devolveu Trieste ao controle italiano, e foi totalmente incorporada à Itália em 1963 como a capital da região de Friuli-Venezia Giulia. Toda essa história se mostra na colorida mistura de pessoas, idiomas, culinárias e arquitetura , e é a última delas que o impressionará primeiro. 

A cidade é grande e existem muitos edifícios no estilo tradicional dos Habsburgos, entre outros em estilos neoclássico, barroco, Art Nouveau e outros, pontuados por alguns vestígios da cidade romana de Tergeste.

Contudo tudo isso se organiza em um cenário quase perfeito de ruas largas e praças voltadas para o Adriático. No centro está o Canale Grande , uma ampla bacia que se estende até a cidade e reflete as cores dos elegantes edifícios que margeiam suas margens. Planeje seus dias de passeio pela cidade com nossa lista das principais atrações turísticas e coisas para fazer em Trieste.

Teatro Romano

Deixando a elegância “moderna” da orla de Trieste e siguindo a ampla Via del Teatro Romano a sudeste da Piazza dell’Unità d’Italia até o teatro romano, construído no século I D.C., quando os romanos estavam ocupados desenvolvendo Tergeste sob as ordens do imperador Otávio.

O teatro de pedra tem como base a encosta da colina de San Giusto, e os degraus superiores e o palco provavelmente eram de madeira. Alem disso existem algumas das estátuas que enfeitam o teatro,  e que foram trazidas à luz na década de 1930, no Castello San Giusto .

Sendo assim várias outras atrações turísticas estão nesta colina, que é a cidade velha de Trieste, com ruas estreitas e sinuosas e edifícios veneráveis, um grande contraste com a parte austro-húngara da cidade abaixo. É um bom lugar para passear e, se você está se perguntando onde comer em Trieste, encontrará vários restaurantes e cafés aqui.

Piazza dell’Unità d’Italia

Contudo a maior praça da parte antiga de Trieste é a Piazza dell’Unità d’Italia, de frente para o porto. Em seu lado norte está o Palazzo del Governo (1904). Já no lado sul, o enorme palácio de 1882 de Lloyd Triestino, uma linha de navegação fundada em 1836 como a Austrian Lloyd Company.

No lado leste, o Palazzo del Municipio (Prefeitura) de 1876 completa a praça na harmonia do final do século XIX. Essa praça fica linda a noite, então não deixe de fazer um passeio noturno também.

A nordeste da Piazza dell’Unità d’Italia, o Teatro Verdi fica de frente para a água. Para ter boas vistas da cidade e do porto, atravesse até o Molo Audace , o píer em frente ao teatro.

Praça da Bolsa de Trieste (Piazza dell Borsa)

Localizada ao lado da Piazza Unita Italia, no Canale Grande, a Piazza dell Borsa é igualmente interessante e é um ótimo lugar para desfrutar de uma boa refeição e admirar seus prédios.

Durante o século 19, esta praça serviu como o centro econômico da cidade e o prédio da câmara de comércio está localizado na extremidade. Apresenta uma bela entrada de colunas com um frontão de mármore ornamentado.

Além disso de forma triangular, no extremo mais próximo da Piazza Unita, encontram-se vários restaurantes e lojas. Enquanto no centro está uma estátua decorativa do deus do mar Netuno.

Ademais mercados e pequenas feiras às vezes são realizados aqui, e as vezes voce encontra ate alguns músicos e artistas de rua, por isso é um ótimo lugar para fazer compras e socializar.

San Spiridione

Templo Ortodoxo Sérvio da Santíssima Trindade e São Spyridon (conhecido como Chiesa degli Schiavoni ) tem vista para o Grande Canal, na margem direita olhando do mar, o edifício de estilo neobizantino foi construído em 1869 pelo arquiteto Carlo Maciachini , onde o ficava a anterior Igreja de San Spiridione de 1753. O edifício está ligeiramente recuado em relação à casa paroquial vizinha para não ser excessivamente visto pelos fiéis católicos que saíam da Igreja de Sant’Antonio Nuovo.

Os sérvios já um século antes fundaram sua própria comunidade religiosa em Trieste e, graças ao seu nobre interesse e suas doações, tornaram possível que na cidade, então sob a soberania do Império Austro-Húngaro, esta majestosa igreja fosse erguida

No entanto o que mais chama a atenção são as cúpulas das quatro torres sineiras, as grandes decorações em mosaico sobre fundo dourado que embelezam as paredes externas. Alem disso a alternância de pedra branca e arenito e as nove grandes estátuas do escultor milanês  Emilio Bisi decoram sua fachada.

Ademais a cobertura das cúpulas e telhados, que originalmente era feita de folha de chumbo, tinha tons de cinza. Posteriormente o manto foi então substituído, durante a Primeira Guerra Mundial (devido à necessidade urgente de produção de munições), por uma chapa galvanizada de cor semelhante.

Farol da Vitória

Tanto um monumento quanto um farol em funcionamento, o Faro della Vittoria foi construído após a Primeira Guerra Mundial. Em memoria dos que morreram no mar durante a guerra e comemorando a entrada de Trieste no Reino da Itália. Isso ocorreu após sua longa ocupação pelo Império Austríaco.

A localização também tem um significado simbólico, pois o farol fica nas fundações de um importante antigo forte austríaco. No topo do farol, uma estátua de sete metros de altura da Vitória Alada. Segurando uma tocha erguida em uma das mãos e um ramo de louro na outra.

Abaixo, encostada na base da torre, está uma estátua de 8,6 metros representando um marinheiro desconhecido, também criada pelo escultor Giovanni Meyer. Abaixo da estátua está a âncora do contratorpedeiro Audace, comemorando a histórica entrada do primeiro navio italiano em Trieste.

Além disso o farol é frequentemente aberto aos visitantes, que são tratados com vistas panorâmicas do porto, da cidade e da costa do Adriático.

Trieste: Scala dei Giganti

Foi o podestà Scipione de Sandrinelli quem encomendou aos arquitetos Ruggero e Arduino Berlam a construção do edifício de estilo neoclássico (1907). Ele substitui a escada de arenito da qual se subia da Piazza Goldoni a San Giusto. No entanto, mantém seu nome popular, então motivado pela altura dos degraus.

A obra majestosa da acesso aos túneis escavados sob San Giusto e San Giacomo para a linha do bonde elétrico (1903). Subindo os 252 degraus chega-se à Igreja Metodista. Além disso logo acima fica a Via del Monte, onde se situava o cemitério luterano, pode-se apreciar a vista sobre o centro da cidade.

Castelo de San Giusto

Coroando a colina de San Giusto está o castelo, construído pelos Habsburgos nos séculos XV a XVII. Construído para ampliar uma fortaleza veneziana medieval que substituiu as fortificações romanas anteriores. 

Entre no castelo por uma ponte levadiça de madeira através de um fosso estreito para explorar seus salões abobadados e subir até suas muralhas.

As vistas são panorâmicas, abrangendo a cidade, o Golfo de Trieste e as colinas circundantes. No interior do castelo encontram-se exposições de armas desde os tempos medievais até ao século XIX.

Bem como móveis e tapeçarias; o Lapidario Tergestino contém 130 achados de pedra romana da cidade, incluindo estátuas do anfiteatro.

Ademais no meio da colina do Castelo, na Piazza San Silvestro, faça uma pausa para admirar o interior barroco da igreja jesuíta de Santa Maria Maggiore , do século XVII .

Castelo Miramare

Este palácio branco de conto de fadas foi construído para o arquiduque Maximiliano da Áustria e sua esposa Charlotte da Bélgica. Isso correu em 1855-60, antes de se tornarem imperador e imperatriz do México. 

Ergue-se sobre o mar, com vistas artisticamente emolduradas por quase todas as janelas de seus quartos suntuosamente decorados e mobiliados.

Junto com o interior, passeie pelos jardins do parque para ter vistas ainda mais magníficas do Adriático. Contudo o terre de 54 acres, projetados pelo próprio arquiduque e agora protegidos como o Parco Marino di Miramare, são repletos de árvores e plantas tropicais e exóticas.

Cathedral of Saint Giusto

Também conhecida como Catedral de Trieste, esta igreja é dedicada a São Justo e serve como a principal igreja da cidade.

Originalmente construída em 1320, a igreja apresenta um projeto românico e gótico. Sua fachada frontal tem uma enorme janela circular com um belo desenho de treliça.

No entanto no interior, a igreja apresenta uma infinidade de decoração e os arcos no corredor principal são cobertos com padrões coloridos e esculturas ornamentadas.

Ademais a cúpula do altar-mor é coberta por um impressionante afresco repleto de uma miríade de cores vivas. Existem também vários mosaicos e obras de arte representando a Nossa Senhora da Assunção.

Trieste: Grotta Gigante

A noroeste de Trieste, aproximadamente 20 minutos de carro, fica a Grotta Gigante. Como o nome indica, a Grotte Gigante é uma caverna gigantesca.

Contudo sua caverna central tem mais de 100m de altura, 65m de largura e 130m de comprimento, o que a torna uma das maiores cavernas turísticas do mundo.

Ao longo de sua história conhecida, esta caverna esteve no Guiness Book of Records, e um balão de ar quente para 4 pessoas voou por ela! 

Atualmente, visitas guiadas estão disponíveis a este imenso fenômeno natural e seu guia irá explicar sobre sua história e as várias características da caverna, incluindo as estalactites e estalagmites.

Caso visite a gruta, leve um casaco, pois as temperaturas subterrâneas não são favoráveis!

Museo Del Mare

Trieste é uma cidade que tem uma extensa história marítima, por centenas de anos, manteve um enorme porto naval e comercial e o Golfo de Trieste foi palco de muitos conflitos navais ao longo da história.

Para entender essa rica história naval, o Museo del Mare oferece uma riqueza de informações e exibições interessantes sobre como os portos e as operações navais de Trieste evoluíram.

Sendo assim aqui você pode encontrar uma infinidade de modelos de navios lindamente trabalhados, seções transversais de várias partes diferentes de embarcações, como casco e âncora, e também uma variedade de equipamentos recuperados de navios históricos.

No entanto o Museo Del Mare é um ótimo lugar para visitar enquanto estiver no porto para conhecer e conhecer a história de Trieste.

Molo Audace di Trieste

O Molo Audace é um passeio fascinante no coração de Trieste e fica ao lado do final da Piazza Unita Italia. Estendendo-se em direção ao mar por aproximadamente 300m.

Este calçadão de pedra permite aos turistas e moradores um lugar para admirar a paisagem costeira de Trieste e até mesmo dar um mergulho na água, se desejarem.

Além disso ao longo do passeio, há uma série de bancos e antigos pontos de amarração de ferro.

Sendo assim à partir daqui, você pode olhar para o mar, admirar o extenso sistema portuário e o horizonte de Trieste e também tirar algumas fotos fantásticas.

Sistiana Bay

E por fim, aproximadamente 20 minutos a oeste de Trieste fica a charmosa cidade de Sistiana. Onde fica um maravilhoso resort costeiro completo com um porto e várias belas praias.

Vários hotéis e resorts foram estabelecidos aqui e também há uma seleção de bares, restaurantes e lojas de praia onde você pode desfrutar de uma refeição requintada ou comprar alguns suprimentos. O porto tem uma forma semicircular fantástica e as águas azul-turquesa são simplesmente divinas.

Embora a praia contenha seixos, o bom clima mediterrâneo compensa esse fato e você ainda pode tomar sol confortavelmente. Ademais se você quiser fugir da cidade, Sistiana Bay oferece o refúgio perfeito.

Concluindo esse artigo, espero que essas dicas sejam úteis pra você caso esteja planejando visitar a Itália. Se for visitar Trieste não esqueça de dar um pulinho na Eslovênia, fica a poucos quilometros e tem muita coisa bacana pra ser vista também.

Leia também nossas dicas de lugares escondidos para visitar em Veneza.

Nos acompanhe no Facebook.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.