Viagens

Veneza: a cidade dos canais e das gôndolas

A cidade de Veneza é uma das mais belas do mundo, com seus canais e pontes que a tornam única. Mas Veneza não é apenas isso, ela também é uma cidade cheia de história e cultura.

Veneza é uma cidade no nordeste da Itália e a capital da região de Veneto, foi construída em sobre mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa pantanosa no Golfo de Veneza.

Além disso essas ilhas são conectadas por cerca de 400 pontes. Sendo que a lagoa e também uma parte da cidade fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história esta maravilhosa cidade italiana, suas principais pontes, os museus mais interessantes e as basilícas e igrejas mais bonitas de Veneza.

Um pouco da História de Veneza

Veneza é uma cidade construída sobre a água, com suas fundações datadas do século V. A cidade foi construída sobre 118 pequenas ilhas interligadas por canais e pontes.

Os primeiros habitantes da região de Veneza eram os povos da Lagoa, um grupo de pescadores e caçadores que viviam nas ilhas do delta do Piave. Eles foram seguidos pelos romanos, que fundaram a cidade de Aquileia perto da atual Veneza em 181 A.C.

Aquileia floresceu como um importante centro comercial e militar durante o Império Romano, mas foi destruída pelos bárbaros em 452 d.C. Os habitantes da cidade fugiram para as ilhas do delta do Piave, onde fundaram a cidade de Venice.

Com isso Veneza rapidamente se tornou um importante centro comercial na Europa medieval, devido à sua localização estratégica no Mar Adriático. A cidade era conhecida por sua independência e liberdade, e os venezianos se orgulhavam de seus costumes liberais.

Além disso Venice desenvolveu um estilo arquitetônico próprio, inspirado na arquitetura bizantina e islâmica que era tão prevalente nas regiões vizinhas do Mediterrâneo Oriental. A arquitetura veneziana é caracterizada pelas famosas pontes arqueadas sobre os canais da cidade e pelas magníficas igrejas decoradas com mosaicos brilhantes.

Sendo assim a República de Veneza desempenhou um papel importante na história europeia durante o Renascimento. A cidade abrigava grandes artistas, escritores e filósofos, que contribuíram para o desenvolvimento das artes renascentistas italianas.

Todavia alguns dos maiores artistas do Renascimento, incluindo Leonardo da Vinci, Botticelli e Michelangelo Buonarroti, viveram ou trabalharam em Veneza durante este período.

Em suma a República de Veneza também foi um grande impulsionador do comércio europeu durante o século XV, sendo responsável por introduzir produtos exóticos das colônias italianas para o mercado europeu.

Pontes famosas de Veneza

Os canais são as estradas de Veneza e todos os anos mais de 20 milhões de turistas passam por eles. Mais de 150 canais cruzam Veneza, incluindo o Grande Canal.

Existem mais 400 pontes em Veneza, cada uma com uma proporciona uma vista única da cidade. Sendo que quatro delas conectam as margens do Canal Grande, sendo a principal via navegável da ilha com a Ponte de Rialto, a Ponte degli Scalzi, a Ponte da Academia e a mais recente Ponte de Calatrava.

Portanto separei algumas das pontes que considero mais bonitas para destaca-las.

Ponte Rialto

A famosa Ponte Rialto é provavelmente um dos mais conhecidos. Construda na década de 1500 d.C., ela conecta os dois lados do Canal Grande e se tornou um símbolo da cidade.

Seu nome deriva de um dos distritos mais antigos de Veneza, Rivo Alto, e serve como importante ligação entre a parte comercial e a parte cultural da cidade.

Além disso, tornou-se parte do cenário envolvente para vários filmes famosos em que é usado como pano de fundo, tornando-se assim uma das principais atrações turísticas da cidade. A Ponte Rialto é revestida com três arcos de pedra que acolhem lojas, bancas de flores, salas de teatro e muito mais, tornando-se um lugar único a ser explorado e descoberto.

Ponte dos Suspiros

A Ponte dos Suspiros, em particular, é um dos ícones da cidade e atrai muitos turistas. Esta estrutura histórica foi construída no século XVIII e liga o Palácio Ducal à Prisão de Doge. Seu nome é dado por causa do som de suspiros que a mesma produzia devido aos prisioneiros que atravessavam-na enquanto se preparavam para as suas execuções.

No entanto, a Ponte dos Suspiros também é conhecida por ser um dos mais românticos locais para se visitar na Itália. É por isso que muitos visitantes decidem passar por cima desta antiga ponte.

Por tanto não deixa de eesfrutar das belas vistas sobre o Grande Canal e o Palácio Ducal é uma experiência inesquecível para qualquer visitante de Veneza.

Ponte de Calatrava

Inaugurada em 2008, esta ponte se destaca por seu design, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Ela une vários bairros da cidade por meio de um canal estreito, conectando-os através de seis pilares de mármore branco.

Contudo o design simples da Ponte de Calatrava é um exemplo moderno e lindo do que a arquitetura pode oferecer, pois seu arco curvado e suas linhas suaves reforçam o charme e a beleza intrínseca da cidade. É, sem dúvida, uma das pontes mais bonitas de Veneza.

Ponte degli Scalzi

A Ponte degli Scalzi, com seu estilo barroco único, oferece uma das mais encantadoras vistas que a cidade tem para oferecer.

Destaca-se por ser uma das pontes mais famosas da cidade, também conhecida como Ponte dei Pugni. Esta magnífica ponte foi construída durante o século XIX sobre o Canal Grande e é uma das mais antigas de Veneza. Uma das mais populares, a Ponte degli Scalzi, é frequentemente chamada de “Ponte de Fiança”.

É aqui que os noivos venezianos usam tradicionalmente cadeados dourados para juntar suas mãos como símbolo do seu amor, garantindo que o juramento de amor seja verdadeiro para sempre.

A Ponte da Academia

Essa Ponte é uma das mais importantes e famosas pontes de Veneza. Esta ponte é uma ligação entre a área da Piazza San Marco e o bairro de San Polo. É construída em uma duna em forma de arco, tem 20 metros de comprimento e foi criada em 1854 para substituir uma antiga ponte de madeira.

Contudo a Ponte da Academia foi construída em mármore preto e atualmente é um lugar muito popular para os turistas tirarem belas fotos de Veneza.

Ponte della Paglia

A Ponte della Paglia, situada no centro histórico, no sestiere di San Marco. Esta ponte destaca-se pela sua arquitetura peculiar, pois a sua estrutura é muito mais estreita do que as outras pontes de Veneza. Foi construída em 1255 por Nicolò Barattieri, e é considerada a ponte mais velha de todas as pontes existentes na cidade atualmente.

Além disso esta ponte é um tesouro arquitetônico, pois foi construída principalmente com madeira, cimento e ferro. Tem cerca de 40 metros de comprimento e 30 centímetros de largura, sendo uma passagem muito estreita.

Contudo a beleza da Ponte della Paglia é dificilmente descrita, uma vez que se tornou um dos principais motivos de destaque da região. Ou seja é uma excelente opção para os turistas que querem descobrir as particularidades da história de Veneza.

Principais Catedrais de Veneza

Em veneza existem em torno de 50 igrejas espalhadas pela cidade. Vou citar algumas das que considero como imperdíveis para visitar:

Basilica de São Marcos

Desde a sua construção no século 11, a Catedral de São Marcos é um dos principais marcos da cidade de Veneza. Situada na praça homônima, a catedral é um exemplo notável da arquitetura bizantina e foi construída usando materiais trazidos da Terra Santa por mercadores venezianos.

Em 1204, durante a quarta cruzada, Veneza conquistou Constantinopla e trouxe de volta mais tesouros para a catedral, incluindo uma relíquia do Evangelho de São Marcos. A catedral é decorada com mármore branco e preto, mosaicos dourados e pinturas em seus altares e capelas.

Sua fachada principal possui uma grande porta de bronze ornamentada que foi originalmente do Palácio do Doges. Do lado de fora da porta principal está o Campanile de São Marcos, uma das principais atrações turísticas da cidade. Com 97 metros de altura, o campanile oferece vistas deslumbrantes da cidade e dos lagos circundantes.

San Moisè

Veneza também é conhecida por suas majestosas catedrais. Uma das mais impressionantes é San Moisè, construída entre 1580 e 1602. A arquitetura é muito diferente das outras igrejas da cidade, pois foi construída em estilo neoclássico.

Contudo o edifício tem um portal curvo, várias colunas e uma abóbada central. Dentro da igreja, você pode ver um painel de afrescos de 1772, desenhos de Tintoretto e outros trabalhos de arte. A catedral está localizada perto da Marghera, o que facilita a visita. A proximidade do canal torna o ambiente ainda mais romântico e cheio de história.

Ou seja a igreja de San Moisè é um local magnífico com seus trabalhos de arte e é uma ótima maneira de desfrutar de Veneza!

San Simeon Piccolo

Localizada na Piazza San Marco. Esta igreja está entre as principais cidades mais antigas, datando do século IX. Esta igreja é famosa pelos painéis de madeira que decoram seus salões e seu teto abobadado. A Igreja de San Simeon Piccolo até hoje celebra suas missas em Latim, ela tem uma grande cúpula verde que se destaca em meia a cidade, e chama a atenção de quem desce para a estação de trem, bem como seus elementos paladianos e bizantinos.

Além disso, esta igreja tem uma magnífica decoração barroca, incluindo os maravilhosos afrescos do seu teto. Existe também uma galeria de imagens que é outro dos seus destaques, ilustradas com pinturas renascentistas.

Outra feature desta igreja é a magnífica sacristia, que foi construída em seu interior. É enfeitada com vitrais e outros elementos decorativos, como painéis de madeira, mosaicos e outras obras de arte. Além de San Simeon Piccolo, também se destacam as catedrais de San Pietro di Castello e San Lorenzo.

Contudo estas catedrais de Veneza se destacam pela sua beleza e pelas impressionantes esculturas e afrescos que compõem seu interior.

Santa Maria della Salute

Localizada na extremidade do Grande Canal, a Basílica de Santa Maria della Salute é uma das igrejas mais emblemáticas de Veneza. Com sua imponente cúpola dourada, a basílica chama a atenção dos turistas que desembarcam na cidade.

Entretanto a construção da basílica teve início em 1631, após uma epidemia de peste que assolou Veneza. A população da cidade prometeu construir uma igreja em homenagem à Virgem Maria, se ela intercedesse para que a peste cessasse. A construção da basílica foi concluída em 1687 e desde então é um dos principais santuários marianos da Itália.

Além disso a fachada da basílica é ornada por um portão de bronze esculpido pelo artista veneziano Tintoretto. No interior da igreja, destaca-se o altar-mor, ricamente decorado com mármore e madeira dourada. Do mesmo modo que a cúpola dourada da basílica também merece destaque, pois é possível avistá-la de diversos pontos da cidade.

Sendo assim a visita à Basílica de Santa Maria della Salute é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura veneziana.

Principais Museus de Veneza

Separei alguns nomes de museus que considero interessante e que realmente vale a pena a visita:

Musei Civici di Venezia e Palácio Ducal

Localizado em um dos centros culturais mais famosos do mundo, o Fondazione Musei Civici di Venezia oferece aos visitantes uma experiência única de aprender e descobrir a cultura e o patrimônio de Veneza.

Sobretudo o Fondazione Musei Civici di Venezia ocupa o mesmo edifício do Palácio Ducal, antiga residência dos duques Venezianos, mas também foi sede do governo e uma parte dela já foi até prisão no passado.

Localizado na Praça São Marcos, e conta com mais de 20 museus, além de galerias de pintura, museus de arte contemporânea, exposições de arte e arquitetura, oficinas de arte e muito mais.

Contudo os destaques principais são o Museu Correr, o Museu do Palácio Ducal, o Museu de Arte Moderna, o Museu Arqueológico e o Museu de Impressões de Giambattista Tiepolo. Os museus cobrem tudo, desde a história, a arte e a religião de Veneza até a arquitetura, as ciências naturais e a história da cidade.

Já no Palácio Ducal, existem várias obras dos artistas mais importantes da história, incluindo Tintoretto, Veronese, Bellini, Giorgione e muitos outros. As exposições permanentes e temporárias do Fondazione Palácio Ducal oferecem uma grande variedade de arte e história.

Por isso, se você quiser aproveitar ao máximo o Fondazione Musei Civici di Venezia, é altamente recomendado planejar com antecedência sua visita, pois há muito se ver e fazer.

Museu della Musica

Localizado na Sestiere de Castello, o Fondazione Museo della Musica é considerado um dos principais museus de Veneza. As atrações expostas aqui incluem coleções de instrumentos musicais, documentos musicais, desenhos e outros itens interessantes que pertencem à história da música. Os visitantes podem mergulhar com segurança na rica história da música de Veneza aqui.

Além disso, também há outros prêmios que fornecem informações sobre a vida musical na cidade. O Fondazione Museo della Musica também possui muitos concertos e eventos musicais ao longo do ano. Por tanto se você é um amante da música, não pode perder a oportunidade de visitar o museu e experimentar o toque das coleções raras de instrumentos musicais.

Scuola Grande San Rocco

Localizada no coração de Veneza, a Scuola Grande San Rocco é um incrível monumento renascentista italiano. Desenhado pelo arquiteto Tintoretto no século XVI, o prédio abriga magníficas pinturas de artistas renomados, retratando diferentes passagens da Bíblia.

Dentro da Scuola Grande San Rocco, os visitantes encontrarão um impressionante acervo de obras-primas da arte e da religião italiana. As obras de Tintoretto são ainda mais espetaculares devido às persianas de madeira de lei e algumas pinturas óleo, bem como a grande cantoria de ângelos desenhada no saguão principal. A Scuola Grande San Rocco, é um tesouro que encanta turistas e artistas de todo o mundo.

Veneza: Museu Correr

Localizado na Piazza San Marco, o museu oferece uma oportunidade única de conhecer mais sobre a história de Veneza. O museu exibe mais de quatro mil obras de arte e documentos históricos que contêm a história da cidade.

No entanto há também uma variada coleção de arte e mobiliário histórico, que vale a pena conferir. Bem como uma ampla seleção de pinturas de mestres venezianos, incluindo Tintoretto, Veronese e Tiepolo.

Contudo os visitantes também podem ver gravuras e inscrições nas paredes do museu, o que oferece uma excelente oportunidade para aprender sobre a história e vida em Veneza. Além disso os visitantes também podem visitar exposições temporárias e assistir a performances de música clássica realizadas no local.

Museu Leonardo da Vinci

Leonardo Da Vinci além de artista, atuou como ciêntista, engenheiro, matemático, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e também ficou conhecido como percursor da aviação e da balística.

Com isso seus desenhos, obras e cadernos de anotações deixaram um grande legado para a vida moderna. Por isso Da Vinci é considerado por muitos o maior gênio da história.

Contudo o museu foi dedicado ao legado de Leonardo da Vinci, e seu tema central é “o homem, o universo e a arte”.

Bem como oferece inúmeras oportunidades para aprender sobre a vida de Leonardo da Vinci e as contribuições dele para as ciências, arte e cultura.

Além disso o museu possui um acervo incrível, com obras originais de Leonardo da Vinci, arquivos históricos, documentos, fotografias, mapas, locais relacionados à vida da Vinci e muito mais.

Sendo assim os visitantes também podem ver obras modernas que retratam as descobertas de Vinci. A Fondazione Leonardo da Vinci Museum é um lugar único para aqueles que desejam saber mais sobre a vida e as contribuições de Leonardo da Vinci para nossa cultura e história.

Outros Lugares interessantes de Veneza

Libreria Acqua Alta

Outro lugar interessante de visitar é a Fondazione Libreria Acqua Alta. É uma livraria única, parte museu, parte livraria. Fica localizada em um beco sinuoso na estrada Calle Lunga Santa Maria Formosa. Acqua Alta tem uma vasta seleção de livros em italiano e em vários outros idiomas.

Além disso, há também várias obras artísticas e algumas peças históricas que você pode ver. A parte mais interessante desta livraria é que ela está protegida por uma barreira de água. Devido à constante subida dos níveis das águas, os livros são armazenados em recipientes de lixo de várias formas e estilos para protegê-los.

É uma visão única e algo que você certamente não quer perder. A Fondazione Libreria Acqua alta é uma excelente oportunidade de experimentar a Veneza de forma diferente.

A Torre do Relógio de Veneza

Um dos mais marcos arquitetônicos mais famosos de Veneza, erguendo-se sobre um arco que leva à principal rua comercial da cidade, a antiga Merceria.

Marca simultaneamente uma junção e uma divisão entre as várias componentes arquitetónicas da Praça de São Marcos. Em suma, a Torre e o seu grande Relógio Astronómico, obra-prima da tecnologia e da engenharia, constituem uma parte essencial da própria imagem de Veneza. Eles mediram o fluxo da vida e da história dentro da cidade, por mais de 500 anos.

Em 1493 o Senado encomendou a Zuan Carlo Rainieri de Reggio Emilia a criação de um novo relógio, mas a decisão de que este deveria ser erguido sobre “a entrada da Merceria” veio dois anos depois. Segundo Marin Sanudo, no ano seguinte “a 10 de junho começaram os trabalhos de demolição das casas à entrada da Merceria, para lançar as bases do excelentíssimo relógio”.

Com isso o diarista registraria mais tarde (1º de fevereiro de 1499) que a estrutura terminada e o mecanismo montado “o relógio da Praça foi revelado pela primeira vez, logo acima da rua que leva até à Merceria, é muito bonito e engenhoso”.

Por exemplo o arco ao nível do solo, a estrutura vertical eleva-se sobre uma base retangular de cerca de 9 x 6 metros através de uma série quádrupla de ordens arquitetónicas escalonadas até um terraço com as estátuas dos mouros.

No entanto as obras no interior da estrutura que foram realizadas no século XIX (ao mesmo tempo que as do próprio mecanismo do relógio) foram muito mais drásticas. Suas escadas de madeira foram arrancadas e substituídas por escadas em caracol em metal, e o telhado de larício e folhas de chumbo foi substituído por abóbadas de tijolo e lajes de mármore.

Teatro la Fenice

É um dos mais importantes teatros de ópera do mundo, sendo conhecido mundialmente pelos seus espetáculos de ópera e música clássica. Seu nome significa Fênix, e fica localizado no Campo San Fantin.

A acústica do teatro é considerada excepcional. Fondazione Teatro La Fenice foi construído em 1792, sendo reconstruído em 2003 depois de um incêndio.

Ademais toda a sua beleza é preservada para que todos possam desfrutar das magníficas edificações que simbolizam a cultura musical italiana. O que mais chama atenção sao os detalhes do této do teatro, uma verdadeira óbra prima.

Se você quiser ver como é um verdadeiro teatro de ópera, não pode deixar de visitar Fondazione Teatro La Fenice.

Biblioteca Marciana

Conhecida também por Biblioteca Sansoviana, surgiu graças ao patrocínio de um cardeal chamado Basílio Bessarion, que doou a sua coleção de aproximadamente 750 códigos, e depois acrescentou outros 250 manuscritos e obras impressas, em 1468.

Localizada na Piazza San Marco, a biblioteca é um tesouro arquitetônico do século XVI, que contém uma coleção incrível de livros e manuscritos. Alguns dos destaques incluem a Biblioteca Marciana Greca, que inclui 12.000 volumes e documentos gregos e a Biblioteca Marciana Latina, que contém cerca de 15.000 volumes e documentos em língua latina.

Contudo biblioteca também contém uma série de documentos históricos e documentos datando do século 15. Existem obras de grandes artistas e escritores, incluindo Michelangelo e Leonardo da Vinci.

 Além disso foi construída para conservar os códigos gregos e latinos que foram doados pelo cardeal Basílio Bessarion para a República de Veneza.

Ou seja nela contém manuscritos importantes, como o Breviário Grimani, que data 500 anos, o Mapa-múndi de Fra Mauro, edições antigas, entre elas as do editor Aldo Manúcio.

Melhor época para visitar Veneza

A melhor época para visitar Veneza depende do tipo de experiência que você quer ter. Se você quer evitar a multidão, o melhor é visitar fora da alta temporada, que vai de junho a agosto.

Entretanto se você quer ver a cidade em toda a sua glória, com as ruas lotadas e os canais repletos de barcos, então a alta temporada é o momento ideal para sua viagem.

Em suma Veneza é uma cidade encantadora, repleta de história e belezas naturais. Ainda há muito pra se falar sobre Veneza e suas atrações, mas vai ficar para um próximo artigo.

Além de ser um dos destinos turísticos mais populares da Itália, é um ótimo lugar para se conhecer um pouco mais sobre o estilo de arquitetura do país.

Por isso você estiver planejando uma viagem para a Itália, não pode deixar de visitar Veneza!

Nos acompanhe tambem pelo instagram.

Leia também: 10 lugares escondidos em Veneza.

Priscila V. Pichani

Compartilhar
Publicado por:
Priscila V. Pichani

Posts Recentes

Guia Completo para Reembolso de Impostos IVA na Europa

Confira nosso guia completo para reembolso de Impostos IVA na Europa. Viajar para a Europa…

2 meses atrás

Eurotrip no Inverno: Um Roteiro Completo e Barato de Trem

Viajar pela Europa no inverno oferece uma experiência única e inesquecível. Além disso no inverno…

2 meses atrás

Os Melhores Apps para Enviar Dinheiro para o Brasil e exterior

Descubra as plataformas mais eficientes e econômicas para transferências internacionais em 2024, com dicas para…

3 meses atrás

Destinos literários: lista de livros para ispirarem sua proxima viagem

Destinos literários: uma pequena lista de livros para ispirarem sua proxima viagem.

5 meses atrás

Roteiro de viagem a Mostar, Bósnia e Herzagovina

Explore Mostar na Bósnia, com nosso roteiro de viagem completo. Descubra lugares pouco conhecidos e…

6 meses atrás

Tudo o que você precisa saber sobre Seguro Viagem: Nacional e Internacional

Tudo o que você precisa saber sobre Seguro Viagem, viajar é uma das experiências mais…

6 meses atrás